Anúncio

Astronautas da ESA visitam o Chile por ocasião do 50º aniversário da permanência do ESO no Chile

Paletras públicas proferidas pelos astronautas Claude Nicollier e Pedro Duque entre diversas atividades culturais oferecidas pela Embaixadas dos Estados Membros

24 de Outubro de 2013

Na terça-feira, dia 29 de outubro de 2013, o astronauta espanhol Pedro Duque da Agência Espacial Europeia (ESA) será o convidado de honra durante o encontro Ciência e Arte - 50 anos do ESO no Chile. Este evento marcará a abertura dos vários eventos culturais, com os quais o ESO e as Embaixadas dos Estados Membros do ESO no Chile celebrarão o 50º Aniversário da permanência do ESO no Chile e as suas contribuições chave para a astronomia mundial (ver as 10 Descobertas Astronómicas Principais do ESO).

O evento com Pedro Duque, que já esteve no espaço por duas vezes, terá lugar no Centro Cultural de Espanha, às 19:30 e está a ser organizado pela Embaixada Espanhola. Pedro Duque participará também de um debate público com Enrique Rivera, Presidente da Corporação de Vídeo chilena e Diretor da Bienal de Artes Mediáticas.

“Durante estes 50 anos, o Governo do Chile e o ESO conseguiram construir uma ponte científica e cultural entre o Chile e a Europa. Esta colaboração foi crucial para que tanto a Europa como o Chile alcançassem o lugar que hoje ocupam na astronomia mundial. Desejamos que esta ligação se estreite ainda mais e estamos certos de que com desafios como a construção do European Extremely Large Telescope (E-ELT), no futuro próximo, o conseguiremos,” disse Fernando Comerón, Representante do ESO no Chile.

Por seu lado, a Embaixada da Suíça no Chile organizou um encontro com Claude Nicollier, astronauta suíço da ESA, que se realizará a 2 de dezembro às 16:00. Neste encontro, o astronauta relatará as suas quatro viagens espaciais e debaterá os benefícios e os desafios do Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA. Este evento terá lugar na Universidade Andrès Bello.

No âmbito destas comemorações, o Embaixador da União Europeia no Chile, Rafael Dochao, afirmou que “o ESO é a organização intergovernamental de maior relevância na astronomia mundial. Para celebrar estes 50 anos tão produtivos no Chile, estamos a festejar a ocasião por meio de diversas atividades. Para além disso, estamos a fomentar um dos grandes projetos do ESO, através da nossa cooperação com o ESO na investigação científica. Esperamos os próximos 50 anos fortaleçam ainda mais esta ponte de ciência e cultura ente o Chile e a Europa.”

Durante a visita ao Chile ambos os astronautas irão visitar o Very Large Telescope do ESO (VLT), o instrumento óptico mais avançado do mundo, instalado no Cerro Paranal, no deserto do Atacama no norte do Chile.

“A relação entre o ESO e o Chile é um exemplo que grandes conquistas podem ser alcançadas graças à colaboração internacional. Através do ESO, temos fortalecido laços nas áreas científica e astro-engenharia, com cada um dos Estados Membros da organização. Juntamo-nos a esta celebração do 50º aniversário, reiterando o nosso compromisso para com a protecção dos céus do Chile para a exploração do cosmos,” disse o Embaixador Gabriel Rodríguez, do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Chile, durante a abertura oficial das atividades.

Mais informações sobre os 50 Anos do ESO no Chile podem ser obtidas neste link.