Anúncio

Novo espetáculo de planetário pelo Embaixador Fotográfico do ESO Serge Brunier

26 de Novembro de 2013

Um projeto fotográfico desenvolvido pelo Embaixador Fotográfico do ESO Serge Brunier com o ESO em 2009, deu origem a um novo espetáculo de planetário, de 360º para a cúpula completa, produzido por Point Du Jour/TOTAVISION Le Plus–Communauté Urbaine de Dunkerque/RSA Cosmos. O espetáculo, chamado Le Navigateur du Ciel (O Navegador do Céu) tem uma duração de 30 minutos e encontra-se disponível em francês e inglês.

No âmbito do Ano Internacional da Astronomia 2009, o ESO encomendou ao famoso astrofotógrafo francês Serge Brunier uma fotografia completa de todo o céu visto tanto do hemisfério sul como do hemisfério norte. A fotografia de quase mil milhões de pixels é uma das melhores e mais naturais imagens de todo o céu tiradas até hoje. Para conseguir um tal feito, Serge Brunier viajou até ao lugar mais seco à face do planeta, o deserto do Atacama, atravessando-o de sul a norte e esteve igualmente no Pic do Midi nos Pirinéus franceses. Esta viagem pelos dois hemisférios é o mote por detrás da viagem através do Universo do novo espetáculo de planetário, Le Navigateur du Ciel.

Os escritores Serge Brunier e Bruno Bucher levam o espetador numa viagem onde inicialmente se vê o Universo apenas a olho nu, depois através da lente da máquina de um fotógrafo e finalmente aproximando-o de regiões do céu observadas em pormenor pelos poderosos telescópios utilizados pelos astrónomos profissionais, descobrindo os mais ténues traços dos imensos objetos e estruturas que compõem o cosmos, situados a enormes distâncias de nós tanto no tempo como o espaço.

O filme foi filmado com uma tecnologia inovadora que utiliza 11 câmaras HD, tecnologia esta desenvolvida pela Totavision em colaboração com o Point du Jour e o Planevision. Com o auxílio deste novo método, o filme pode ser projetado na cúpula de um planetário com uma qualidade melhor do que ultra HD. O filme foi co-produzido pelo RSA Cosmos, com o apoio de P.L.U.S. Communauté Urbaine de Dunkerque e Cité des Sciences, Paris.

O trailer do filme pode ser visto aqui e a versão do espetáculo em inglês encontra-se disponível neste link.