Escolha a sua língua:

ann13099-pt — Anúncio

Vão começar os trabalhos de construção do E-ELT

Adjudicado contrato para construir estrada e aplanar o topo do Cerro Armazones

10 de Dezembro de 2013

Numa cerimónia que se realizou nos gabinetes do ESO em Vitacura, Santiago do Chile, a 9 de dezembro de 2013, o Diretor Geral do ESO, Tim de Zeeuw, e representantes da empresa chilena ICAFAL Ingeniería y Construcción S.A., assinaram um contrato para a construção de uma estrada que levará ao topo do Cerro Armazones, o nivelamento do cume da montanha e trabalhos de construção civil adicionais. Estiveram igualmente presentes na cerimónia  representantes da equipa de projeto do ESO.

O Cerro Armazones será o local de acolhimento do European Extremely Large Telescope (E-ELT) de 39 metros. O pico de 3000 metros de altitude situa-se a vinte quilómetros do Observatório do Paranal do ESO, no deserto do Atacama, no norte chileno.

Os trabalhos de construção especificados no contrato começarão em março de 2014 e deverão durar cerca de 16 meses. Consistem na construção e manutenção de uma estrada pavimentada, na construção de uma plataforma no topo da montanha e na construção de uma vala de serviço até ao cume. Estes trabalhos de construção civil tornarão possível o acesso ao cume, onde será construído num futuro próximo o telescópio gigante. 

O início das operações do telescópio está previsto para o princípio da próxima década, altura em que o E-ELT começará as investigar os maiores desafios astronómicos da nossa época. O E-ELT será o maior telescópio do mundo a operar no visível/infravermelho próximo: “o maior olho do mundo virado para o céu.”

Links

Contactos

Richard Hook
ESO Public Information Officer
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6655
Telm: +49 151 1537 3591
Email: rhook@eso.org

Bookmark and Share

Sobre o anúncio

Id:ann13099

Imagens

Assinatura do contrato para construir estrada e aplanar cume para o E-ELT
Assinatura do contrato para construir estrada e aplanar cume para o E-ELT
O Cerro Armazones - local do futuro E-ELT
O Cerro Armazones - local do futuro E-ELT