Anúncio

Entregue espelho de óptica adaptativa melhorado

O novo espelho extremamente fino do VLT tem uma qualidade óptica extraordinária

4 de Fevereiro de 2014

Em dezembro de 2011 a companhia francesa Safran-Reosc forneceu ao ESO o primeiro espelho muito fino fabricado em Zerodur (ann12015). A empresa ultrapassou agora este feito ao fornecer um segundo espelho [1] de qualidade ainda melhor que o primeiro. Ambos os espelhos têm uns meros  2 milímetros de espessura e 1,12 metros de diâmetro, e desempenharão um papel crucial na atualização do Telescópio Principal número 4 do Very Large Telescope do ESO, que ficará com um sistema totalmente adaptativo [2]. Um espelho fino deforma-se vários milhares de vezes por segundo para compensar a turbulência da atmosfera terrestre, o que resulta em imagens muito mais nítidas, que permitem aos astrónomos estudar o Universo com muito mais detalhe do que era possível anteriormente.

Este novo espelho apresenta muitas melhorias. Tem uma precisão de superfície superior ao anterior de um factor cinco, necessitando de muito menos força, metade da que era necessária para o primeiro espelho, para corrigir a forma da superfície do espelho. Este facto é particularmente importante uma vez que esta força pode ser utilizada para corrigir a imagem da degradação produzida pela turbulência atmosférica. A uniformidade da espessura do espelho foi também melhorada de um factor três, e o acabamento do espelho foi igualmente melhorado em ambas as faces.

Um segundo espelho é uma necessidade uma vez que estes sistemas são inevitavelmente muito frágeis. Se o primeiro espelho se partisse, um dos Telescópios Principais do VLT ficaria inoperacional durante anos enquanto se fabricasse um espelho de substituição. O segundo espelho é uma garantia contra uma tal eventualidade, improvável mas com efeitos catastróficos.

Embora o segundo espelho tenha sido originalmente construído como peça sobresselente, o facto de ser muito melhor que o primeiro, fará com que eventualmente se torne o que ficará em operação, enquanto  o primeiro se tornará o sobresselente.

Os fornecedores do sistema completo do qual o espelho secundário deformável faz parte, a Microgate e a ADS International (Itália), desenvolveram dezenas de procedimentos inovadores, manuseio de ferramentas, embalagens e caixas de transporte para garantir a segurança de cada passo dado pelo frágil espelho. Paradoxalmente, o local mais seguro para o espelho é quando estiver montado no telescópio, bem preso pelos campos magnéticos originados pelas 1170 bobinas de voz.   

A bem sucedida conclusão do projeto mostra o domínio da técnica da Safran-Reosc e é um resultado muito positivo para o projeto do telescópio E-ELT. A aplicação destes processos mostra que esta tecnologia pode ser estendida ao espelho deformável muito grande previsto para o E-ELT, que terá a mesma espessura mas um diâmetro muito maior de 2,5 metros.

Notas

[1] Este segundo espelho fino será terminado com uma cobertura especial e 1170 ímanes colados na sua face côncava traseira. Quando instalado como parte do sistema de espelho secundário deformável, os ímanes serão controlados por bobinas de voz que, quando ativas, produzirão um campo magnético que puxará os ímanes fixos, deformando assim a forma do espelho.

[2] Com a instalação do novo espelho, a correção adaptativa é executada pelo espelho secundário do telescópio e todos os instrumentos montados no telescópio beneficiarão duma qualidade de imagem muito melhorada. Nos sistemas anteriores a correção era executada no interior de cada instrumento.

Contactos

Elise Vernet
Adaptive Optics System Department
ESO, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6322
Email: evernet@eso.org

Pierre Yves Madec
Adaptive Optics Facility System engineer
Adaptive Optics System Department
ESO, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6524
Email: pmadec@eso.org

Robin Arsenault
Adaptive Optics Facility Project Manager
Project Management Department
ESO, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6524
Email: rarsenau@eso.org

Richard Hook
ESO Public Information Officer
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6655
Telm: +49 151 1537 3591
Email: rhook@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann14010

Imagens

Segundo espelho fino adaptativo entregue ao ESO
Segundo espelho fino adaptativo entregue ao ESO