Anúncio

ESOcast 63: Gigantes flexíveis - A evolução dos espelhos de telescópio

19 de Fevereiro de 2014

Este novo episódio do ESOcast trata da história dos espelhos de telescópio e da sua evolução ao longo do tempo.

Os enormes espelhos de telescópio permitem ao astrónomos perscrutar o céu noturno muito mais profunda e detalhadamente do que o que seria possível usando apenas a minúscula área coletora do olho humano. Neste episódio exploramos por que razão o tamanho dos telescópios é cada vez maior, à medida que a história por detrás destes gigantes flexíveis se vai desenrolando.

Os desafios de construir espelhos cada vez maiores e mais leves abriu caminho a toda uma nova maneira de pensar este problema e consequentemente levou a conceitos de telescópios tais como o New Technology Telescope (NTT) do ESO e o futuro European Extremely Large Telescope (E-ELT).

Para saber mais sobre como e porque é que tais conceitos revolucionaram o design dos espelhos de telescópio, explore o passado, presente e futuro da concepção do espelho de telescópio no ESOcast 63: Gigantes flexíveis - A evolução dos espelhos de telescópio.

O ESOcast é uma série de vídeocasts dedicados a levar até ao público as últimas novidades e investigação do ESO - o Observatório Europeu do Sul. Inscreva-se no nosso canal e mantenha-se atualizado com as últimas notícias do ESO: o ESOcast está disponível no iTunes em HD e SD. Também está disponível no YouTube, Vimeo . O download encontra-se disponível em diversos formatos, incluindo HD.

• Veja e faça o download do ESOcast 63