Anúncio

Assessoria de Imprensa: Conferência de Imprensa no Brasil anuncia descoberta no Sistema Solar Exterior

25 de Março de 2014

Uma equipa internacional de astrónomos, liderada por Felipe Braga-Ribas (Observatório Nacional/MCTI, Rio de Janeiro, Brasil), utilizou telescópios em sete locais da América do Sul, incluindo o telescópio Dinarmaquês de 1,54 metros e o TRAPPIST, ambos situados no observatório de La Silla do ESO, para fazer uma surpreendente descoberta no Sistema Solar Exterior.

Este resultado inesperado levanta várias questões ainda não respondidas e deve provocar muitos debates. Uma conferência de imprensa será realizada no Brasil para apresentar estes novos resultados, com oportunidade para perguntas dos jornalistas.

Note que todas as informações acerca destas descobertas estão sobre um embargo rígido até às 18:00 (hora de Portugal Continental) de quarta-feira, 26 de março de 2014.

Quando: A conferência de imprensa terá lugar no dia 26 de março de 2014 às 14:30, horário local (BRT), e será em português com uma breve apresentação em inglês.

Quem: Os apresentadores são:

  • Felipe Braga-Ribas, Observatório Nacional/MCTI, Rio de Janeiro, Brasil
  • Bruno Sicardy, LESIA, Observatoire de Paris, CNRS, Paris, França
  • Prof. Roberto Martins, Observatório Nacional/MCTI, Rio de Janeiro, Brasil
  • Prof. Julio Camargo, Observatório Nacional/MCTI, Rio de Janeiro, Brasil

Onde: O evento acontece no Observatório Nacional, Auditório do Grupo de Pesquisas em Astronomia (GPA),no edifício GPA/LINEA, Rua General José Cristino, 77, Bairro de São Cristovão, Rio de Janeiro - RJ, 20921-400, Brasil.

Como: Para participar na conferência e receber material adicional, os jornalistas devem credenciar-se enviando um email para o Dr. Gustavo Rojas (ESON Brasil) em eson-brazil@eso.org. Os membros dos meios de comunicação sociais podem também requisitar a nota de imprensa embargada para os contactos abaixo. Podem ser enviadas perguntas por email para eson-brazil@eso.org em português ou inglês. Um número limitado de jornalistas poderá também participar remotamente na conferência via GoToMeeting (por favor solicite o acesso para eson-brazil@eso.org).

Contactos

Gustavo Rojas
Universidade Federal de São Carlos
São Carlos, Brazil
Tel.: 551633519795
Telm.: 551633519797
e-mail: gurojas@gmail.com

Richard Hook
ESO, Public Information Officer
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6655
Telm: +49 151 1537 3591
Email: rhook@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann14021

Imagens

O observatório de La Silla do ESO
O observatório de La Silla do ESO