Anúncio

Observatório ALMA lança website para crianças

27 de Maio de 2014

ALMA Kids é o novo mini-site criado especialmente para crianças. Pretende familiarizar os mais novos com a astronomia, dando-lhes a conhecer o Universo e ajudando-os a apreciar a contribuição que o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) dá ao seu estudo. O conteúdo deste novo site educacional do ALMA conta com banda desenhada, descobertas explicadas em palavras simples, vídeos e jogos, tudo “embrulhado” num design leve e juvenil.

Esta colorida plataforma virtual, com versões em inglês e espanhol, foi lançada a 27 de maio de 2014, na Plaza de la Constitución, em Santiago do Chile, evento inserido na Feira Estudantil de Ciência e Tecnologia de Santiago. Neste certame, crianças de todas as idades, desde o pré-escolar ao secundário, apresentam projetos científicos levados a cabo nas escolas públicas do distrito de Santiago. No pavilhão do ALMA, os visitantes podem aprender mais sobre astronomia e sobre o funcionamento do maior rádio telescópio do mundo. Há também a oportunidade de tirar fotografias com a Talma, a personagem principal da visita virtual do website ALMA Kids.

“As crianças são o futuro da sociedade. É muito importante que cheguemos até elas e as motivemos para a ciência, já que serão estas crianças que um dia nos espantarão com as suas descobertas,” disse Pierre Cox, diretor do ALMA.

Informação adicional

O Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), uma infraestrutura astronómica internacional, é uma parceria entre a Europa, a América do Norte e o Leste Asiático, em cooperação com a República do Chile.

O ALMA é financiado na Europa pelo Observatório Europeu do Sul (ESO), na América do Norte pela Fundação Nacional para a Ciência dos Estados Unidos (NSF) em cooperação com o Conselho Nacional de Investigação do Canadá (NRC) e no Leste Asiático pelos Institutos Nacionais de Ciências da Natureza (NINS) do Japão em cooperação com a Academia Sínica (AS) da Ilha Formosa.

A construção e operação do ALMA é coordenada pelo ESO, em prol da Europa, pelo Observatório Nacional de Rádio Astronomia (NRAO), que é gerido, pela Associação de Universidades (AUI), em prol da América do Norte e pelo Observatório Astronómico Nacional do Japão (NAOJ), em prol do Leste Asiático.