ann14043-pt — Anúncio

ESOcast 65: O céu chileno em Ultra HD

30 de Maio de 2014

Em março e abril de 2014, o vídeo-fotógrafo do ESO Herbert Zodet e três Embaixadores Fotográficos do ESO, Yuri Beletsky, Christoph Malin e Babak Tafreshi, embarcaram na Expedição Ultra HD do ESO, com o  objetivo de obterem material vídeo e fotográfico dos três locais de observação do ESO no Chile, utilizando tecnologia Ultra HD de ponta [1]. Este episódio do ESOcast conta-nos a sua história e mostra alguns dos resultados espetaculares obtidos durante a expedição. 

A equipa começou por visitar o Observatório do Paranal do ESO, local que acolhe o Very Large Telescope (VLT) - a infraestrutura emblemática do ESO. Seguidamente dirigiu-se ao ALMA, o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array - uma enorme infraestrutura dedicada ao estudo do Universo frio. A expedição terminou com uma visita a La Silla, o primeiro observatório do ESO. As condições atmosféricas praticamente perfeitas de cada um dos locais permitiram a obtenção de imagens extremamente nítidas do céu noturno.

A equipa colectou uma enorme variedade de conteúdos, incluindo timelapses, fotografias e panoramas em qualidade Ultra HD, os quais podem agora ser apreciados nos primeiros resultados da expedição - trazendo o Universo para mais perto de nós.

Encontram-se disponíveis mais episódios do ESOcast.

Descubra como pode ver e contribuir com legendas para o ESOcast em diversas línguas ou traduzir este vídeo em dotSUB.

Notas

[1] O equipamento usado na expedição inclui: Vixen Optics Polarie Star Tracker, máquinas fotográficas Canon EOS-1D C e 6D, Stage One Dolly e robot de controlo de câmara eMotimo TB3 de três eixos, discos Angelbird SSD2go, software LRTimelapse, estojos de transporte Peli Storm, estações de trabalho 4K PC da Magic Multimedia, sistema Novoflex QuadroPod, baterias Intecro e software Granite Bay.

Mais informação

O ESOcast é uma série de vídeocasts dedicados a levar até ao público as últimas novidades e investigação do ESO - o Observatório Europeu do Sul. Inscreva-se no nosso canal e mantenha-se atualizado com as últimas notícias do ESO: o ESOcast está disponível no iTunes em HD e SD. Também está disponível no YouTube, Vimeo e dotSUB. O download encontra-se disponível em diversos formatos, incluindo HD.

Pode seguir a expedição Ultra HD do ESO no Twitter @ESO e na hashtag #ESOultraHD

A Expedição Ultra HD do ESO é apoiada pelos seguintes parceiros tecnológicos: Canon, Kids of All Ages, Novoflex, Angelbird, Sharp, Vixen, eMotimo, Peli, Magic Multi Media, LRTimelapse, Intecro e Granite Bay Software. Informação sobre os parceiros tecnológicos da expedição pode ser encontrada neste link.

Links

Contactos

Richard Hook
ESO, Public Information Officer
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6655
Telm: +49 151 1537 3591
Email: rhook@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann14043

Imagens

Cena do ESOcast 65
Cena do ESOcast 65

Vídeos

ESOcast 65: O céu chileno em Ultra HD
ESOcast 65: O céu chileno em Ultra HD