Anúncio

Programa do Dia Aberto 2014

7 de Outubro de 2014

Gostaríamos de relembrar que o ESO, o observatório terrestre mais produtivo do mundo, abrirá as suas portas ao público no sábado, dia 11 de outubro de 2014, entre as 11:00 e as 18:00 (hora local). Este evento terá lugar na Sede do ESO em Garching, perto de Munique, Alemanha.

Este ano o ESO acolhe os seus visitantes numa Sede renovada, que inclui dois novos edifícios inaugurados após o último Dia Aberto em 2013. Os visitantes terão a oportunidade de ver o mundo ESO em primeira mão, participando em muitas atividades diferentes.

Para o ajudar durante este Dia Aberto estão vários membros do pessoal do ESO, identificados por um crachá com nome. Como o ESO é uma organização internacional, o pessoal fala diversas línguas diferentes.

Os representantes dos meios de comunicação social que pretendam assistir ao evento devem confirmar a sua participação através do email osandu@partner.eso.org.

Listas das atividades preparadas:

Zona 1: Benvindo ao ESO - Recolha material gratuito sobre o ESO, o programa e um mapa do evento, assim como indicações sobre direções. As crianças podem levantar um passaporte para coleccionar selos e ter a oportunidade de ganhar brindes se acumularem selos suficientes nas atividades.

Zona 2: Exposições ESO e ALMA com modelos; Pergunte a um Astrónomo - Aprenda mais sobre os telescópios e ciência do ESO. Qualquer questão pode ser dirigida a um dos membros do pessoal que use um crachá “Pergunte a um Astrónomo”.

Zona 3: ESO Chile Chill - Relaxe enquanto vê imagens e vídeos dos nossos locais no Chile.

Zona 4: Apresentação de livro ilustrado - Junte-se ao Pedro espacial e seus amigos em excitantes aventuras.

Zona 5: Planetário - Apesar de ser de dia, pode ver as estrelas no nosso pequeno planetário insuflável.

Zona 6: Visitas guiadas ao ESO - Junte-se aos nossos guias em visitas pelas instalações do ESO e aprenda mais sobre o ESO e o seu novo edifício de extensão da Sede.

Zona 7: Componentes protótipos do E-ELT e instrumentação astronómica - Visite o nosso novo laboratório de integração e aprenda mais sobre instrumentos, testes de componentes protótipos do E-ELT e experiências ópticas.

Zona 8: Loja do ESO - Se procura prendas ou lembranças, este é o local a visitar.

Zona 9: Ligação em direto ao Paranal e ao ALMA no Chile, palestras e mostra do documentário Europa para as Estrelas - Os primeiros 50 anos do ESO a explorar o céu austral.

Zona 10: Cafetaria - Temos disponíveis bebidas gratuitas para os nossos visitantes. Mediante uma pequena doação poderá também apreciar um buffet internacional com comida tradicional de todo o mundo, confeccionada de forma caseira pelo nosso pessoal.

Zona 11: Trabalho de engenharia “Faça você mesmo” - Quer aprender como funciona um telescópio? Gostaria de experimentar software de design? Ou seguir uma estrela no computador? Então, visite-nos!

Zona 12: Pinturas faciais - As crianças poderão divertir-se a pintar as caras com diversos motivos astronómicos, tais como estrelas, galáxias ou cometas.

Zona 13: Fábrica de cometas - Nesta demonstração de fazer cometas aprenderá mais sobre cometas e do que é que estes objetos são feitos.

Zona 14: Stellarium e uma coleção de fotografias do céu noturno - Demonstração do software Stellarium e de como pode ser usado para encontrarmos diversos objetos no céu noturno.

Zona 15: Fotografia infravermelha - Tire a sua fotografia no infravermelho.

Zona 16: Observar com um telescópio - Se o céu estiver limpo, poder-se-á observar o Sol com o auxílio de pequenos telescópios.

Este evento insere-se nas atividades do Dia Aberto do campus de Garching, onde diversas outras instituições terão as suas portas abertas ao público. Leia mais detalhes aqui.

Links

Contactos

Oana Sandu
ESO, Garching, Alemanha
Community Coordinator
Phone: +49 89 3200 6965
E-mail: osandu@partner.eso.org

Herbert Zodet
ESO, Garching, Alemanha
Open House Day Coordinator
Phone: +49 89 3200 6422
E-mail: hzodet@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann14073

Imagens

Dia Aberto 2014 no ESO
Dia Aberto 2014 no ESO