Anúncio

Instituído Prémio Olivier Chesneau

16 de Outubro de 2014

Em maio de 2014, Olivier Chesneau, um dos membros da comunidade de interferometria óptica mais ativos e produtivos, faleceu com a idade de 41 anos. De modo a honrar o seu trabalho neste campo, o seu instituto de acolhimento, o Laboratoire J.-L. Lagrange do Observatoire de la Côte d’Azur em França, decidiu instituir um prémio em sua memória.

O prémio será atribuído a cada dois anos, a começar em 2015, à melhor tese de doutoramento concluída nos últimos dois anos numa instituição europeia no campo da astronomia óptica de alta resolução angular. As áreas incluem óptica adaptativa, interferometria óptica e técnicas similares.

As nomeações para o primeiro prémio devem ser recebidas até 15 de janeiro de 2015 em https://olivier-chesneau.oca.eu, onde se encontra igualmente disponível o regulamento do prémio.

O primeiro vencedor será convidado a dar uma palestra em junho de 2015 durante a conferência The Physics of Evolved Stars: uma conferência em memória de Olivier Chesneau que se realizará em Nice. Adicionalmente, o vencedor receberá um montante no valor de 1000 euros. O ESO anunciará o vencedor de modo a aumentar a visibilidade do trabalho realizado e convidá-lo-á também a apresentar os seus resultados na Sede do ESO em Garching.

O prémio será atribuído por um comité constituído por cientistas de Nice e doutras instituições, incluindo o cientista de programa do VLTI.

Olivier Chesneau (1972-2014) realizou trabalho pioneiro em interferometria de base longa no visível e infravermelho. Usou o VLTI para estudar formação de discos em torno de diversos objetos astronómicos. Os seus resultados principais incluem a primeira deteção de discos em nebulosas planetárias e a descoberta da maior estrela hipergigante amarela na Via Láctea.

Olivier encontrava-se também bastante envolvido na divulgação da astronomia a diversos níveis e partilhava a sua paixão e conhecimento ensinando e supervisionando muitos estudantes e investigadores em pós-doutoramento. Deixa a esposa e dois filhos pequenos.

Links

Contactos

Questões sobre o prémio devem ser dirigidas a
Email: chesneauprize@oca.eu

Richard Hook
ESO, Public Information Officer
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6655
Telm: +49 151 1537 3591
Email: rhook@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann14078

Imagens

Instituído Prémio Olivier Chesneau
Instituído Prémio Olivier Chesneau