Anúncio

Anunciados os vencedores do concurso Apanha uma Estrela 2015

7 de Julho de 2015

Os vencedores do Concurso Apanha uma Estrela deste ano acabam de ser anunciados. O ESO entregará uma imagem emoldurada de objetos astronómicos a cada um dos cinco primeiros lugares. Os três primeiros lugares poderão também realizar observações remotas no Observatório Astronómico Nacional Rozhen, na Bulgária.

O primeiro prémio foi atribuído a três projetos: Determinação experimental da obliquidade da eclíptica, de Clara Preixens Vidal, David Beberide Sabarich e Anna Alonso Giro; Estudo comparativo de dois eclipses solares no século XXI, de Nuria Babot, Guillem Serrado e Alba Ganau; e Determinação experimental da densidade da Lua, de Julia Dominguez, Andrea Cabero e Albert Gomez. Todos estes grupos eram da Espanha e a professora responsável foi Anicet Cosialls Manonelles.

Uma lista completa de todos os vencedores pode ser consultada no site do concurso Apanha uma Estrela.

O concurso europeu de astronomia esteve aberto a alunos de escolas de todo o mundo. Para participar os estudantes tinham que submeter um relatório escrito sobre um assunto astronómico à sua escolha — por exemplo, um objeto, um fenómeno, uma observação, um problema científico ou uma teoria astronómicos.

Apanha uma Estrela é um concurso organizado em parceria desde 2002, entre a Associação Europeia para a Educação em Astronomia (sigla do inglês, EAAE) e o ESO. Com esta iniciativa pretende-se estimular a criatividade e o trabalho autónomo dos alunos, de modo a fortalecer e expandir o seu conhecimento astronómico e as suas várias competências.

Saiba mais sobre o concurso no site do Apanha uma Estrela.

Links

Sobre o anúncio

Id:ann15054

Imagens

Logotipo do Concurso Apanha uma Estrela
Logotipo do Concurso Apanha uma Estrela