Anúncio

Exposição ALMA aberta ao público em Santiago

5 de Outubro de 2015

Fotografias e vídeos sobre o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array encontram-se patentes ao público de forma gratuita na exposição ALMA, explorando as nossas origens cósmicas, que decorre no Espacio Fundación Telefónica, em Santiago do Chile, entre 7 de outubro de 2015 e 3 de janeiro de 2016.

A exposição, dividida em quatro partes, descreve o funcionamento dos bastidores do observatório terrestre mais poderoso da história. Explora também o desenvolvimento e construção desta infraestrutura, mostrando igualmente o que é que o ALMA já descobriu sobre as nossas origens cósmicas.

A exposição muito diversa será acompanhada de uma série de atividades gratuitas, incluindo observações do céu noturno, apresentações musicais baseadas no cosmos e workshops de robótica e astrofotografia. Serão também organizadas mesas redondas sobre temas como a arte e a astronomia, astro-engenharia, e como tirar o melhor partido dos céus do Chile.

Professores e alunos terão acesso a atividades especiais, tais como palestras proferidas por astrónomos do ALMA para escolas, aulas de rádio astronomia para professores e diversos workshops educativos que farão a ponte entre a exposição e os diferentes conteúdos curriculares das disciplinas de matemática, física, história e geografia, ciências, linguagem e comunicação e artes visuais.

Numa altura em que quase metade das observações profissionais mundiais do Universo são feitas em solo chileno, esta exposição dá ao público a rara oportunidade de aprender astronomia e novas tecnologias com a equipa ALMA.

O ALMA, uma infraestrutura astronómica internacional, é uma parceria entre o ESO,  a Fundação Nacional para a Ciência dos Estados Unidos (NSF) e os Institutos Nacionais de Ciências da Natureza (NINS) do Japão, em cooperação com a República do Chile. Esta exposição foi preparada pela equipa de divulgação científica do ALMA JAO no Chile.

Links

Contactos

Valeria Foncea
ALMA JAO Public Information Officer
Tel: +56 2 467 6258
Telm: +56 9 75871963
Email: vfoncea@alma.cl

Richard Hook
ESO Public Information Officer
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6655
Telm: +49 151 1537 3591
Email: rhook@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann15077

Imagens

Exposição ALMA aberta ao público em Santiago
Exposição ALMA aberta ao público em Santiago