Anúncio

Primeira luz do FIDEOS

O instrumento chileno FIDEOS começa a operar no telescópio chileno de 1 metro do ESO

7 de Julho de 2016

O novo instrumento FIDEOS (acrónimo do inglês para Fiber Dual Echelle Optical Spectrograph) fez as suas primeiras observações — a chamada primeira luz — ao colectar os seus primeiros dados científicos e confirmando assim uma operação de sucesso. O FIDEOS está instalado no telescópio de 1 metro do ESO, em La Silla no Chile. Este telescópio foi o primeiro a ser instalado no local em 1966. É um dos telescópio que já não é operado diretamente pelo ESO, estando agora a cargo da Universidad Católica del Norte (UCN) e tendo sido renovado pelo Centro de Astro Ingeniería de la Universidad Católica de Chile (AIUC).

O FIDEOS, que foi concebido e montado por uma equipa do AIUC, é um espectrógrafo de alta resolução que está optimizado para determinar velocidades radiais de estrelas a alta precisão, identificando desse modo candidatos a exoplanetas. Uma estrela que tem um exoplaneta em sua órbita “oscila” devido ao efeito gravitacional da massa do planeta que alberga. Medições muito precisas das velocidades radiais das estrelas podem por isso indicar a presença de exoplanetas. O FIDEOS utilizará este método para “caçar” planetas, o seu principal papel, atingindo enorme estabilidade e esperando obter medições de extrema precisão.

Esta é a primeira vez que um instrumento instalado num observatório internacional como La Silla foi produzido inteiramente por uma instituição chilena. O projeto foi financiado pelo FONDEF (Fondo de Fomento al Desarrollo Científico y Tecnológico) da CONICYT (Comisión Nacional de Investigación Científica y Tecnológica).