Anúncio

Novas viagens virtuais aos Observatórios e Infraestruturas do ESO

2 de Agosto de 2016

Novas viagens virtuais de 360º de todas as infraestruturas do ESO estão agora disponíveis no website do ESO. Este novo lançamento foi enriquecido com novos pontos de vista e muitas panorâmicas e vídeos de locais nunca antes mostrados. O espectador pode alternar de uma panorâmica a outra apenas com um click nos pontos azuis colocados em torno da imagem — basta seguir os pontos azuis para desfrutar de uma experiência imersiva ao mundo do ESO!

Pode começar a sua visita na Sede do ESO em Garching, nos arredores de Munique, na Alemanha. Inaugurados em 1981, estes modernos edifícios são o centro científico, técnico e administrativo do ESO. Com o aumento de Estados Membros e de pessoal, foi necessário acrescentar em dezembro 2013 uma nova extensão ao design inicial. Apreciadas mundialmente nos círculos arquitectónicos, as instalações do ESO em Garching podem agora ser visitadas virtualmente — verdadeiras pérolas arquitectónicas!

Partindo dos subúrbios calmos de Garching, pode atravessar o Oceano Atlântico até alguns dos locais mais inóspitos do planeta e levar a cabo uma exploração virtual dos observatórios do ESO no Chile. O Observatório do Paranal, local de acolhimento do Very Large Telescope (VLT), e o Observatório de La Silla, o primeiro observatório do ESO, podem ser apreciados sob magníficos céus noturnos, os quais colocam estes lugares entre os melhores do mundo para a observação astronómica. Através destas novas panorâmicas, poderá ter uma ideia do que é desfrutar do céu chileno em primeira mão. Para além destes observatórios ópticos de vanguarda, poderá também “visitar” os edifícios do Local de Apoio às Operações do ALMA, onde o pessoal que opera a maior rede de rádio telescópios do mundo trabalha e vive. Encontra-se disponível informação geral sobre todos os locais, incluindo informação sobre todos os telescópios e instrumentos.

Pode inclusivamente espreitar para o futuro, uma vez que poderá igualmente explorar o Cerro Armazones a partir de vários pontos de vista, local onde será construído o European Extremely Large Telescope (E-ELT), o maior olho do mundo virado para o céu, que irá trabalhar sobre alguns dos desafios científicos mais enigmáticos da atualidade.

A coleção de centenas de fotografias panorâmicas de 360º do ESO pode também ser usada para outros fins — por exemplo, as fotografias podem ser importadas para sistemas de Realidade Virtual ou software de planetários para exibição em qualquer planetário. Todo o material está disponível neste link.

As imagens que compõem esta magnífica coleção devem-se ao trabalho árduo e dedicação dos Embaixadores Fotográficos do ESO. A página web de visitas virtuais do ESO junta todas as visitas virtuais de 360º das instalações do ESO.