Anúncio

Novo parceiro do Supernova do ESO: Evans & Sutherland

Parceria Constelação assinada com companhia de planetários global

10 de Outubro de 2016

A Evans & Sutherland assinou um acordo de parceria de três anos com o ESO como Parceiro Constelação do Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO. Desenvolvendo tecnologia de gráficos de computador avançada há mais de 40 anos, a E&S é a companhia de gráficos de computador líder mundial, tendo-se agora especializado num sistema de planetário digital de vanguarda, o Digistar.

Através da sua colaboração com o ESO, a E&S fornecerá tecnologia de vanguarda para planetário a ser usada no futuro Supernova do ESO e será a primeira a receber notícias astronómicas diárias e dados vindos diretamente da investigação levada a cado em observatórios de todo o mundo, através do projeto Data2Dome. O Data2Dome, que o ESO encabeça com o apoio do grupo de trabalho Dados e Visualização da Sociedade Internacional de Planetários, está a ser desenvolvido e afinado em estreita colaboração entre as duas organizações, de modo a fornecer aos planetários da E&S de todo o mundo a mais atual informação astronómica.

Prevê-se a abertura do Supernova do ESO na Sede do ESO, logo à saída de Garching, Munique, em novembro de 2017, estando os trabalhos de construção praticamente terminados. No entanto, a colaboração entre o ESO e a E&S já começou, estando a ser desenvolvidos avanços no serviço da Nuvem Digistar — a nuvem interna revolucionária de partilha de capacidades da Digistar, que ligará os clientes da Digistar de todo o mundo.

As companhias, institutos e doadores individuais que queiram apoiar o Supernova do ESO, devolvendo serviços à comunidade local ao apoiar programas educativos que pretendem encorajar os jovens a seguir carreiras em ciências e tecnologias, podem fazê-lo por meio de diversos tipos de parcerias. As diversas parcerias têm vários níveis de benefícios, desde a colocação de nomes e logótipos em exposição no nosso centro, em produtos impressos e durante espectáculos de planetário, entre outros, até ao uso privado de partes do nosso edifício. É também possível contribuir em géneros e fazer doações individuais. Tanto as contribuições por parte de parceiros como de doadores ajudam-nos a garantir que o Supernova do ESO permanecerá uma infraestrutura gratuita para todos.

Mais informação

Planetário e Centro de Visitantes Supernova do ESO

O Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO é um centro de astronomia de vanguarda para o público e uma infraestrutura educativa, situado no mesmo local que a Sede do ESO em Garching bei München. O centro comporta o maior planetário inclinado da Alemanha, Áustria e Suíça, para além de uma exposição interactiva, partilhando com os seus visitantes o fascinante mundo da astronomia e do ESO, no intuito de inspirar gerações futuras a apreciar e a comprender o Universo que nos rodeia. Todo o conteúdo encontra-se disponível em inglês e alemão e a entrada é gratuita, embora sujeita a marcação prévia. Para mais informações consulte o link: supernova.eso.org

O Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO surge de uma colaboração entre o Observatório Europeu do Sul (ESO) e o Instituto de Estudos Teóricos de Heidelberg (HITS). O edifício foi doado pela Klaus Tschira Stiftung (KTS), uma fundação alemã e o ESO encarregar-se-á de dirigir e operar a infraestrutura.

O Supernova do ESO é apoiado financeiramente pela companhia Evans & Sutherland.

KTS

A Klaus Tschira Stiftung (KTS) foi fundada em 1995 pelo físico e co-fundador Klaus Tschira (1940 - 2015) e trata-se de uma das maiores fundações europeias financiadas a título privado sem fins lucrativos. A Fundação promove o avanço das ciências naturais, matemática e ciência de computadores, pretendendo aumentar o gosto por estas áreas. O empenhamento da Fundação começa no jardim de infância e estende-se pelas escolas, universidades e centros de investigação. A Fundação apadrinha novos métodos de transferência de conhecimento científico e apoia tanto o desenvolvimento como a apresentação cuidada de descobertas científicas. O Supernova do ESO é uma doação da KTS e o ESO encarregar-se-á de operar a infraestrutura.

HITS

O Instituto Heidelberg de Estudos Teóricos (HITS gGmbH) foi estabelecido em 2010 pelo físico e  co-fundador Klaus Tschira (1940 - 2015) e a sua fundação, a Klaus Tschira Stiftung, como uma instituição privada sem fins lucrativos. O HITS leva a cabo investigação de base no âmbito das ciências naturais, matemática e ciência de computadores, com especial enfoque no processamento, estruturação e análise de grandes quantidades de dados. As áreas de investigação vão desde a biologia molecular à astrofísica. Os accionistas do HITS juntam-se na HITS Siftung, uma subsidiária da Fundação Klaus Tschira, da Universidade de Heidelberg e do Instituto de Tecnologia Karlsruhe (KIT). O HITS coopera igualmente com outras universidades e institutos de investigação e com parceiros industriais. O financiamento base do HITS vem da HITS Stiftung com fundos recebidos da Fundação Klaus Tschira. As principais agências de financiamento externo são o Ministério Federal de Educação e Investigação (BMBF), a Fundação Alemã de Investigação (DFG) e a União Europeia.

ESO

O ESO é a mais importante organização europeia intergovernamental para a investigação em astronomia e é de longe o observatório astronómico mais produtivo do mundo. O ESO é  financiado por 16 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suécia e Suíça, assim como pelo Chile, o país de acolhimento. O ESO destaca-se por levar a cabo um programa de trabalhos ambicioso, focado na concepção, construção e operação de observatórios astronómicos terrestres de ponta, que possibilitam aos astrónomos importantes descobertas científicas. O ESO também tem um papel importante na promoção e organização de cooperação na investigação astronómica. O ESO mantém em funcionamento três observatórios de ponta no Chile: La Silla, Paranal e Chajnantor. No Paranal, o ESO opera  o Very Large Telescope, o observatório astronómico óptico mais avançado do mundo e dois telescópios de rastreio. O VISTA, o maior telescópio de rastreio do mundo que trabalha no infravermelho e o VLT Survey Telescope, o maior telescópio concebido exclusivamente para mapear os céus no visível. O ESO é um parceiro principal no ALMA, o maior projeto astronómico que existe atualmente. E no Cerro Armazones, próximo do Paranal, o ESO está a construir o European Extremely Large Telescope (E-ELT) de 39 metros, que será “o maior olho do mundo virado para o céu”.

Links

Contactos

Tania Johnston
ESO Supernova Coordinator
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 320 061 30
Telm: +49 170 867 5293
Email: tjohnsto@eso.org

Oana Sandu
Community Coordinator & Communication Strategy Officer
ESO ePOD
Tel: +49 89 320 069 65
Email: osandu@partner.eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann16069

Imagens

Logótipo da Evans & Sutherland
Logótipo da Evans & Sutherland