ann17040-pt — Anúncio

Arqueoastronomia Maia: Novo espectáculo de planetário gratuito

6 de Julho de 2017

O ESO orgulha-se de lançar a versão inglesa de Arqueoastronomia Maia: Observadores do Universo, um novo espectáculo de planetário open-source que explora seis locais arqueológicos maias diferentes e a sua ligação ao Universo. O espectáculo de 20 minutos, produzido por Frutos Digitales em colaboração com o ESO e financiado pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do México, estreou no planetário Cha’an Ka’an em Cozumel a 20 de Março de 2017, na sua versão em espanhol. Trata-se do primeiro espectáculo fulldome completamente animado produzido no México e será distribuído gratuitamente por mais de 30 planetários no México e também internacionalmente, através da rede de distribuição online do ESO.

Arqueoastronomia Maia: Observadores do Universo é único entre os espectáculos de planetário, misturando ciência e mitologia e levando o espectador numa viagem poética para perceber como é que os Maias viam e compreendiam o Universo através da sua história. Os visuais são magníficos, dando ao espectador a impressão que estar no interior de uma bela pintura estilizada. Esta interpretação artística do Universo leva-nos numa viagem que jamais esqueceremos.

Este é o mais recente espectáculo de planetário que faz agora parte da enorme quantidade de material gratuito de alta qualidade do ESO produzido por astrofotógrafos, artistas, técnicos e músicos de renome. Os responsáveis de planetários interessados podem fazer o download deste espectáculo na nossa página dedicada. Estão disponíveis versões com narrações em inglês, espanhol, português e chinês. Encontra-se igualmente disponível material de apoio como pósteres e o argumento do filme, entre outros.

O espólio completo de materiais gratuitos para planetários encontra-se disponível no website do Supernova do ESO. Estes materiais incluem espectáculos de planetário completos, quase 450 clips fulldome dos arquivos do ESO e do ESA/Hubble, panoramas de 360 graus, um novo arquivo musical com quase 350 bandas sonoras gratuitas, modelos 3D que vão desde telescópios do ESO a órbitas no seio da Via Láctea e muito mais. Estes materiais serão utilizados no Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO, em Garching, na Alemanha, quando este abrir ao público na Primavera de 2018.

O Supernova do ESO orgulha-se de acrescentar à sua coleção este espectáculo único, Arqueoastronomia Maia: Observadores do Universo.

O Planetario & Centro de Visitantes Supernova do ESO

O Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO surge de uma colaboração entre o Observatório Europeu do Sul (ESO) e o Instituto de Estudos Teóricos de Heidelberg (HITS). O edifício foi doado pela Klaus Tschira Stiftung (KTS), uma fundação alemã e o ESO encarregar-se-á de dirigir e operar a infraestrutura.