Escolha o seu idioma:
Deutsch Português Brasileiro Dansk suomi Français Deutsch italiano Nederlands español Svenska English español Íslenska Norsk polski Русский Українська

Peneirando poeira cósmica próximo do Cinturão de Orion (comparação de imagens)

Cosmic dust clouds in Messier 78
Orion's Belt

Estas são imagens da região que rodeia a Messier 78. Quando observada no visível, esta região revela-se como uma nebulosa de reflexão, o que significa que observamos um brilho azul pálido de radiação estelar refletida pelas nuvens de poeira. As observações do APEX no submilímetro estão sobrepostas à imagem no visível, apresentadas aqui a laranja. Estas observações revelam o fraco brilho de nós de poeira densos e frios, alguns dos quais estão a temperaturas inferiores a -250ºC.

Na radiação visível, esta poeira é escura e obscurante. Um filamento observado pelo APEX aparece na radiação visível como uma banda escura de poeira passando a todo o comprimento da Messier 78. Este facto informa-nos que a poeira densa se encontra em frente da nebulosa de reflexão, bloqueando assim a sua luz azulada. Outra região proeminente de poeira brilhante observada pelo APEX sobrepõe-se à radiação visível emitida pela Messier 78 na região mais embaixo. A falta de banda de poeira escura correspondente na imagem visível diz-nos que esta região de poeira densa deve estar por trás da nebulosa de reflexão. 

Créditos

ESO/APEX (MPIfR/ESO/OSO)/T. Stanke et al./Igor Chekalin/Digitized Sky Survey 2

Sobre a comparação de imagens

Id:eso1219a
Data de divulgação:2 de Maio de 2012 às 12:00

Imagens

Orion's Belt

apenas em inglês