Um oásis para os astrónomos - a Residencia Paranal do ESO Antes e Agora

ESO's Paranal Residencia under construction
ESO's Paranal Residencia in 2012
Arraste a barra verde para revelar as imagens

O ESO faz 50 anos este ano e, para celebrar esta importante data, mostramos momentos do nosso passado. Uma vez por mês, durante todo o ano de 2012, publicamos uma Fotografia da Semana especial de comparação "Antes e Agora", onde mostramos como é que as coisas mudaram ao longo das décadas nos observatórios de La Silla e Paranal, nos gabinetes do ESO em Santiago do Chile e na Sede do ESO em Garching bei München, Alemanha.

Desde Fevereiro de 2002 (ver eso0205), que a Residencia Paranal tem albergado o pessoal que trabalha no observatório principal do ESO. É no Paranal, no deserto do Atacama do Chile, que está localizado o Very Large Telescope (VLT). Este mês, a nossa fotografia do Antes e Agora - ambas tiradas pelo Embaixador Fotográfico Gerhard Hüdepohl - mostra-nos uma vista única de como foi construído este oásis no deserto.

A fotografia histórica mostra a Residencia em construção no final de 2000. O edifício foi desenhado pela empresa alemã Auer+Weber e baseia-se numa forma em L subterrânea. Os materiais de construção têm a mesma cor do deserto, para ajudar o edifício a integrar-se na paisagem circundante. A área central da Residencia, parcialmente completa, assemelha-se a um anfiteatro, com degraus de pedra a céu aberto.

Hoje, a Residencia tem um ar completamente diferente! Apesar de ser um edifício subterrâneo, o design característico do edifício cria um interior que transmite a sensação de espaço aberto. O hall central encontra-se protegido por uma cúpula de cristal com 35 metros de diâmetro, a qual permite que a luz natural invada o edifício. O anfiteatro de 2000 transformou-se num luxuriante jardim tropical, com uma piscina na zona mais baixa. Tanto o jardim como a piscina foram desenhados no intuito de aumentarem a humidade no interior, permitindo ao pessoal que aqui trabalha recuperar das condições extremamente áridas do exterior, um dos locais mais secos à face da Terra.

Graças ao design único da Residencia, a sua fama espalhou-se para além do mundo da astronomia. Por exemplo em 2008, foram aqui filmadas cenas para o filme de James Bond, Quantum of Solace, onde a Residencia era o hotel "Perla de las Dunas" [1]. Em 2009, a Residencia foi selecionada como um dos "dez edifícios top da década" pelo jornal Guardian do Reino Unido (ver ann0940) e em 2012, o Observatório do Paranal, juntamente com a Residencia, fez parte da campanha publicitária da Land Rover "Perfect Places" (ver ann12008).

Notas

[1] Para mais informações sobre James Bond no Cerro Paranal ver eso0807, eso0838 e http://www.eso.org/public//outreach/bond/BondatParanal.html

Links

Imagem histórica
Imagem atual
Composição lado a lado das imagens histórica e atual
Embaixadores Fotográficos do ESO 

Créditos

ESO/G.Hüdepohl (atacamaphoto.com)

Sobre a comparação de imagens

Id:potw1227a
Data de divulgação:2 de Julho de 2012 às 10:00

Imagens

A Residencia Paranal do ESO em construção
A Residencia Paranal do ESO em construção
A Residencia Paranal do ESO em 2012
A Residencia Paranal do ESO em 2012