Escolha a sua língua:

Estrela guia laser varre o céu estrelado

Um poderoso raio laser do Very Large Telescope (VLT) do ESO pinta o céu nocturno sobre o deserto chileno do Atacama nesta bela imagem obtida por Julien Girard. A rotação da Terra durante os 30 minutos da exposição - e o movimento que o laser executa para compensar este efeito - são a razão para o raio aparecer alargado. É também por isso que as estrelas se esticam em traços curvos, revelando subtis diferenças de cor.

O laser é utilizado para criar um ponto de luz - uma estrela artificial - ao fazer brilhar átomos de sódio que se encontram a 90 quilómetros de altitude na atmosfera terrestre. As medições desta chamada estrela guia são usadas para corrigir as imagens astronómicas que aparecem desfocadas devido ao efeito de distorção da atmosfera - uma técnica conhecida como óptica adaptiva. Embora se utilizem estrelas brilhantes verdadeiras para a óptica adaptativa, uma estrela guia laser pode ser colocada no sítio desejado, o que significa que a óptica adaptativa pode ser usada para alvos em todo o céu.

As quatro grandes cúpulas dos telescópios de 8.2 metros do VLT podem ser vistas na imagem, com o mais pequeno VLT Survey Telescope (VST) no fundo. Julien é um astrónomo do ESO que trabalha no Chile, no VLT. Na noite em que tirou esta fotografia, estava a trabalhar como astrónomo de suporte no telescópio mais à direita e aproveitou a oportunidade para colocar a sua máquina fotográfica num tripé, antes de voltar à sala de controlo para fazer as observações.

Os movimentos das cúpulas dos telescópios durante a longa exposição também aparecem desfocados e podemos igualmente observar pequenos traços de luz, feitos por pessoas que atravessam a plataforma entre os telescópios.

Julien submeteu esta fotografia no grupo Flick Your ESO Pictures. O grupo Flick é visto regularmente e as melhores fotografias são selecionadas para a nossa popular série A Fotografia da Semana, ou para a nossa galeria. Em 2012 e no âmbito do 50º aniversário do ESO, também aceitamos de bom grado as vossas fotografias históricas relacionadas com o ESO.

Links

Créditos:

Bookmark and Share

Sobre a imagem

Id:potw1234a
Língua:pt
Tipo:Fotográfico
Data de divulgação:20 de Agosto de 2012 às 10:00
Tamanho:4316 x 2876 px

Sobre o objeto

Nome:Very Large Telescope
Tipo:• Unspecified : Technology : Observatory : Facility
• X - Paranal

Zoom


Papéis de parede

1024x768
208,0 KB
1280x1024
318,8 KB
1600x1200
443,6 KB
1920x1200
523,4 KB
2048x1536
690,1 KB

Veja também