O NTT gira como um pião

Esta imagem dinâmica mostra o New Technology Telescope (NTT) situado no observatório de La Silla do ESO, Chile. A forma distinta da cúpula do telescópio aparece desfocada pelo movimento, à medida que o telescópio roda para apontar ao alvo pretendido. A fotografia tem um tempo de exposição de 30 segundos.

Uma das primeiras coisas que se nota na imagem é que o edifício do telescópio tem uma peculiar forma angular da parte exterior, em vez da forma arredondada mais vulgar que as cúpulas costumam ter. Esta característica de design foi já extensamente copiada para outros telescópios, incluindo o Very Large Telescope do ESO, mas na altura em que o telescópio foi inaugurado em 1989, era uma grande inovação.

O design revolucionário do NTT tem por objetivo obter uma qualidade de imagem optimizada, por exemplo através da ventilação cuidadosamente controlada, que optimiza a passagem de ar pelo NTT, minimizando os efeitos de desfocagem causados pela turbulência do ar no interior. Na parte mais desfocada da imagem podemos distinguir as abas grandes que são uma parte crucial deste sistema.

Outra das componentes que foi bastante melhorada na altura da construção do NTT, é o seu espelho primário. Embora nunca tenha sido considerado particularmente grande, com os seus 3,58 metros de dâmetro, o seu design foi bastante inovador. O espelho é flexível e pode ser ajustado em tempo real para manter a forma perfeita, de modo a que nenhuma flexão ou descaída possa perturbar a qualidade de imagem. O ESO e o NTT foram pioneiros no uso desta tecnologia, chamada óptica activa, e que é agora utilizada de modo standard nos telescópios modernos.

Atualmente, o NTT tem dois instrumentos diferentes que os astrónomos utilizam para observar: o SOFI (diminutivo de Son of ISAAC - Filho de ISAAC, um instrumento mais antigo), que é um espectrógrafo e uma câmara que operam no infravermelho e o EFOSC2, um espectrógrafo e uma câmara concebidos para detectar objetos ténues.

O Observatório de La Silla situa-se na parte sul do deserto do Atacama, 600 quilómetros a norte de Santiago do Chile e a uma altitude de 2400 metros. Foi o primeiro observatório do ESO.

A imagem  foi obtida por Malte Tewes, um astrónomo da Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne, Suíça.

Malte submeteu esta fotografia ao grupo Flickr Your ESO Pictures. O grupo Flickr é regularmente revisto e as melhores fotografias selecionadas para integrarem a nossa popular série Fotografia da Semana ou a nossa galeria de imagens.

Links

Créditos:

ESO/M. Tewes

Sobre a imagem

Id:potw1329a
Língua:pt
Tipo:Fotográfico
Data de divulgação:22 de Julho de 2013 às 10:00
Tamanho:1581 x 1581 px

Sobre o objeto

Nome:La Silla, New Technology Telescope
Tipo:Unspecified : Technology : Observatory : Telescope

Formatos de imagens

JPEG grande
574,1 KB

Zoom


Papéis de parede

1024x768
256,6 KB
1280x1024
377,7 KB
1600x1200
493,2 KB
1920x1200
524,7 KB
2048x1536
685,6 KB