Madrugada falsa

O céu está cheio de fenómenos ópticos que nos dificultam uma visão clara do cosmos, o que representa muitas vezes um desafio frustrante para os astrónomos. No entanto, estes fenómenos são perfeitos do ponto de vista dos astrofotógrafos! Esta imagem mostra o centro da Via Láctea a ser atravessado pelo brilho fantasmagórico da luz zodiacal, repleto de estruturas criadas pela poeira que dificultam as observações científicas - apesar disso, a vista é tão bonita que nem nos importamos.

Nesta imagem, o centro da Via Láctea parece estar repleto de gás preto. De facto, estas zonas escuras ondulantes devem-se simplesmente à ausência de luz visível, porque enormes nuvens de poeira obscurecem a radiação emitida por estrelas mais distantes. No entanto, a poeira, tal como pode dar a ilusão de escuridão, também pode dar-nos a ilusão de luz. É o caso da luz zodiacal, uma banda difusa de luz que vemos projetada ao longo das constelações do zodíaco. Este fenómeno é causado quando a radiação solar é dispersada pelo disco de poeira cósmica que rodeia o Sistema Solar interior. Observadores particularmente atentos podem notar estruturas intrincadas no seio da banda de luz — vemos aqui o fenómeno de Gegenschein, o ténue brilho elíptico do ponto anti-solar que se pode ver na direção do lado esquerdo da imagem. À direita, a brilhante coluna de luz zodiacal, ou “madrugada falsa”, projeta-se no céu a partir do horizonte.

Esta imagem foi obtida durante toda uma noite e é o resultado de um sofisticado processo fotográfico levado a cabo pelo Embaixador Fotográfico do ESO Petr Horálek, que pretendeu capturar a estrutura da luz zodiacal a partir do solo de modo inovador. A imagem foi obtida no Observatório de La Silla do ESO no Chile.

Créditos:

Sobre a imagem

Id:potw1707a
Língua:pt
Tipo:Fotográfico
Data de divulgação:13 de Fevereiro de 2017 às 06:00
Tamanho:18510 x 4757 px

Sobre o objeto

Tipo:Unspecified : Sky Phenomenon : Night Sky : Zodiacal Light

Formatos de imagens

JPEG grande
24,7 MB

Zoom


Papéis de parede

1024x768
485,1 KB
1280x1024
804,6 KB
1600x1200
992,1 KB
1920x1200
1,2 MB
2048x1536
1,4 MB

 

Veja também