Escolha a sua língua:
Deutsch Deutsch italiano Nederlands English Íslenska polski Türkçe
Noticias do Universo para crianças de todo o mundo

É um pássaro? É um avião? Não, é a Super-Terra!

28 de Março de 2012

Quando à noite olha para o céu, todas as estrelas parecem iguais. No entanto, na realidade, elas apresentam-se com diferentes tamanhos e cores. A cor da estrela depende da temperatura da superfície da estrela. Ao contrário do que possa pensar, as estrelas azuis são muito mais quentes que as estrelas vermelhas! Na verdade, as estrelas vermelhas são as mais frias! As estrelas vermelhas mais pequenas, que são chamadas de “anãs vermelhas” são de longe, o tipo de estrelas mais comum na nossa galáxia, a Via Láctea. 

Recentemente, usando um grande telescópio, uma equipa de astrónomos descobriu que os planetas rochosos de dimensões não muito superiores à Terra são muito comuns em torno das anãs vermelhas. Planetas que são apenas um pouco maiores do que a Terra, são chamados de “super-Terras”. 

Os astrónomos estimam que cerca de 4 em cada 10 estrelas anãs vermelhas na nossa Via Láctea possuam super-Terras a orbitar em seu torno, na distância certa, que possibilite a existência de água líquida nos planetas. (Muito próximo da estrela a água entraria em ebulição e evaporaria, por outro lado congelaria tornando-se sólida, se o planeta estivesse demasiado afastado do calor da sua estrela). 

Se existirem cerca de 160 milhares de milhões de anãs vermelhas na Via Láctea, isto significa que podem existir dezenas de milhares de milhões de mundos na nossa galáxia que possuem oceanos e que não são muito maiores do que a Terra. Isto é uma descoberta fantástica, pois estes planetas podem conter vida alienígena! 

Facto Curioso: O nossa estrela, o Sol, é cerca de 100 vezes maior do que a Terra, mas ainda é uma anã comparada com outras estrelas – uma anã amarela, para sermos exatos. 

Esta é a versão para crianças da Nota de Imprensa do ESO eso1214.