Escolha a sua língua:
italiano Nederlands español English Íslenska polski
Noticias do Universo para crianças de todo o mundo

Um conto de fadas no espaço

2 de Maio de 2012

“Espelho meu, espelho meu, haverá alguém mais bela do que eu?" perguntou a estrela brilhante olhando para a sua luz refletida nos grãos de poeira espacial. Que surpresa a estrela teve quando ouviu a resposta: "Estas nuvens de poeira!" 

OK, então as estrelas realmente não podem falar, mas estas nuvens de poeira são mais bonitas do que as estrelas que as iluminam. São chamadas de nebulosas de reflexão porque refletem a luz de estrelas próximas e 'nebulosas' é a palavra latina para 'nuvens'. 

A luz da estrela refletida é mostrada em azul e branco na foto. A poeira também gera alguma luz própria, que é mostrada na foto a laranja. Estas áreas a laranja mostram onde a poeira se aglomerou. 

Os nossos olhos não podem ver a luz de baixa energia da poeira, mas um telescópio especial, chamado APEX pode observá-la. Sem o APEX, em vez de serem capazes de ver estes aglomerados de poeira, os astrónomos não veriam absolutamente nada - apenas preto, um vazio que iria bloquear a visualização de tudo o que está por trás. Mas é importante para os astrónomos serem capazes de ver estas regiões, pois novas estrelas nascem destas nuvens de poeira e gás. 

Facto Curioso: O telescópio APEX está num deserto na América do Sul a 5100 metros acima do nível do mar.

Esta é a versão para crianças da Nota de Imprensa do ESO eso1219.