Noticias do Universo para crianças de todo o mundo

Porque é escuro o céu à noite?

15 de Agosto de 2012

Às vezes, fazendo perguntas cujas respostas parecem muito evidentes pode ajudar os cientistas a entender coisas importantes sobre como funciona o universo. Por exemplo, porque é escuro o céu à noite? Pode parecer óbvio, mas esta pergunta já colocou os astrónomos a arrepiar cabelos! Eles sabiam que era noite nas regiões da Terra que não estavam viradas para o Sol. No entanto, eles também pensavam que o universo não tinha fim – que era infinitamente grande. Mas se o Universo fosse infinito, então haveria estrelas cobrindo cada porção do céu noturno e tudo seria muito brilhante! 

Para entender como um universo infinitamente grande, significaria que existiriam estrelas cobrindo todo o céu, imagine-se no centro de uma densa floresta. Agora vire-se e escolha uma direção aleatória para caminhar em linha reta. Se a floresta não tivesse fim, seja qual fosse a direção escolhida, eventualmente esperaria ter uma árvore a bloquear o seu caminho. A árvore podia estar muito longe, mas seria estranho se não houvesse uma única árvore ao longo de caminho que escolhesse. 

Voltando ao céu noturno, alguns astrónomos pensavam que grandes nuvens de poeira, como a apresentada nesta nova fotografia, poderiam esconder a luz de algumas estrelas mantendo o céu escuro. No entanto, os astrónomos sabem agora que o universo não é afinal infinitamente grande. E é por isso que o céu noturno é escuro. Assim, a moral da história será: nunca tenha medo de levantar a mão numa aula e colocar uma questão. Não existem perguntas tolas! Para ser um bom cientista, deve continuar a fazer perguntas sobre o mundo que o rodeia. 

Envolva-se: existem muitos sites ótimos onde pode questionar os astrónomos sobre questões relacionadas com o universo. Aqui estão alguns dos nossos favoritos: 

Esta é a versão para crianças da Nota de Imprensa do ESO eso1233.