Escolha a sua língua:
Deutsch Deutsch italiano español English español Íslenska polski Русский Türkçe
Noticias do Universo para crianças de todo o mundo

Os astrónomos fazem uma doce descoberta

29 de Agosto de 2012

Sabia que o açúcar contém alguns dos ingredientes essenciais para a vida? Isso não significa que comer um monte de doces é saudável. No entanto, o açúcar é composto de uma simples receita de substâncias químicas chamadas carbono, hidrogénio e oxigénio. E quase toda a vida na Terra é composta por esses três elementos químicos, além de um outro, chamado azoto. 

Agora, usando um potente telescópio, uma equipa de astrónomos registou a presença de açúcar no gás em redor de uma jovem estrela semelhante ao nosso Sol. Esta não é a primeira vez que se regista a presença de açúcar no espaço mas é a primeira em que encontra tão perto de uma estrela como o nosso Sol. (A distância entre o açúcar e a estrela é a mesma que entre o Sol e o planeta Úrano). E uma vez que o açúcar contém os ingredientes para a vida, encontrá-lo perto de uma estrela como o Sol é muito emocionante - talvez possa existir vida noutro planeta do universo! 

Os astrónomos descobriram também que o açúcar se está a mover para o interior, no sentido da estrela. "O açúcar não está apenas no lugar certo para encontrar o caminho para o planeta, mas também vai na direção certa," segundo o astrónomo Cécile Favre. 

Envolva-se: o que observaria se fosse responsável por um dos telescópios mais poderosos da Terra? Bem, para comemorar o seu quinquagésimo aniversário, o Observatório Europeu do Sul pede a todos para votarem no objeto mais impressionante para o telescópio VLT observar! Clique aqui para obter mais informações. 

Esta é a versão para crianças da Nota de Imprensa do ESO eso1234.