Noticias do Universo para crianças de todo o mundo

84 Milhões de estrelas e sempre a somar!

24 de Outubro de 2012

A câmara astronómica que tirou esta nova foto do centro da nossa galáxia faz com que as câmaras digitais que utilizamos no dia-a-dia pareçam brinquedos! Quando vai a uma loja para comprar uma nova câmara, irá ouvir falar sobre quantos 'megapixéis' a câmara possui. Este número mede a qualidade das fotos que a câmara pode produzir. Hoje em dia uma vulgar câmara digital, cria fotos com cerca de 10 megapixéis. Mas uma câmara especial acoplada a um telescópio criou esta foto incrível, que contém a enormidade de12.000 megapixéis!

E os números alucinantes não param por aí. A partir desta foto de alta qualidade, os astrónomos podem ver cerca de 173 milhões de objetos, dos quais cerca de 84 milhões já foram confirmados como estrelas! Isto é dez vezes mais estrelas, em relação ao número que os astrónomos tinham detetado anteriormente, em fotografias do centro da nossa galáxia, que é chamada a Via Láctea.

"Visto que os novos dados nos dão um instantâneo de todas as estrelas de uma só vez, podemos fazer um censo de todas as estrelas nesta zona da Via Láctea," diz o astrónomo Dante Minniti. Os astrónomos ao estudarem esta imagem já fizeram uma descoberta interessante: descobriram que há um grande número de um tipo particular de estrelas, chamadas ' anãs vermelhas fracas '. Isso é uma grande notícia para os caçadores de planetas, pois as anãs vermelhas fracas são alvos particularmente bons para procurar mundos distantes.

Envolva-se: o que observaria se fosse responsável por um dos telescópios mais poderosos da terra? Bem, para comemorar o seu quinquagésimo aniversário, o Observatório Europeu do Sul pede a todos para votarem no objeto mais impressionante para o telescópio VLT observar! Clique aqui para obter mais informações.

Esta é a versão para crianças da Nota de Imprensa do ESO eso1242.