Escolha a sua língua:
Nederlands español English español Íslenska norsk Русский
Noticias do Universo para crianças de todo o mundo

Caracóis de Ouro e os Três Planetas

25 de Junho de 2013

“Caracóis de Ouro e os Três Ursos” é a história de uma menina caprichosa. Caracóis de ouro não gostava da papa muito doce, como o bebé urso, ou muito salgada como o papá urso. Ela não gostava das suas camas muito fofas ou muito rijas. Ela gostava das coisas no meio termo como a mamã ursa: no ponto certo.

Por esta razão chamamos à área em redor de uma estrela “Zona Caracóis de Ouro”, onde a temperatura é “a certa” para que exista água. Estas zonas não são nem demasiado frias para que a água congele, nem demasiado quentes fazendo-a evaporar-se. Estas são as condições necessárias para que exista vida! Olhe para a imagem 2: a faixa azul mostra onde se encontra a zona Caracóis de Ouro no nosso sistema solar. Para estrelas mais quentes a zona habitável encontra-se mais afastada da estrela e para estrelas mais frias mais próxima da estrela.

Recentemente os astrónomos descobriram um sistema de planetas na vizinhança do nosso Sol que quebrou todos os recordes. Uma estrela próxima chamada “Gliese 667C” tem pelo menos seis planetas a orbitar à sua volta. Entre estes, três estão confortavelmente situados na zona Caracóis de Ouro! Nunca se tinham encontrado tantos planetas, onde possa existir água líquida, a orbitar a mesma estrela. Se pudermos encontrar muitos planetas “Caracóis de Ouro” em redor de cada estrela, então o número de planetas que possivelmente podem albergar vida na nossa galáxia é muito maior do que pensávamos. E também o é a de encontrar vida alienígena!

Facto curioso: Três é mesmo o número mágico de Gliese 667C. Não só por ter três “Caracóis de Ouro” em órbita, mas também por ser um sistema de estrelas triplas! Se há algum tipo de vida em cada um dos sistemas, as duas restantes estrelas aparecem no céu semelhantes à Lua cheia no nosso planeta. Pode vê-las ilustradas nesta imagem!

Esta é a versão para crianças da Nota de Imprensa do ESO eso1328.