Noticias do Universo para crianças de todo o mundo

A Maior Estrela Amarela do Universo

12 de Março de 2014

O que mostra esta imagem? Vamos dar-lhe uma pista - não é uma imagem do Sol. A maioria das pessoas pensa que o Sol é amarelo, mas se pudesse viajar pelo espaço e a partir do exterior observar a nossa estrela sem ficar cego, veria que na realidade é branca. Isto acontece devido à luz solar ser composta por todas as cores do arco-íris e quando estão todas misturadas, os nossos olhos vêem-nas como branco. O nosso Sol parece amarelo devido à atmosfera que envolve a Terra.

As partículas que constituem a atmosfera terrestre, como as poeiras e a água, dispersam mais dificilmente a luz vermelha que ao atravessar a atmosfera até chegar aos nossos olhos dá-nos a sensação de que o Sol é alaranjado. Da mesma forma vemos o céu azul devido às partículas dispersarem mais facilmente a luz azul.

No entanto, existem estrelas amarelas (e também azuis)! Esta imagem é um ilustração artística de uma das mais raras e espetaculares estrelas do universo - uma hipergigante amarela, com a sua pequena estrela companheira à direita.

Apenas se conhece cerca de uma dúzia destas hipergigantes na nossa galáxia. Para os astrónomos, encontrar uma destas estrelas gigantescas é como agarrar a “snitch” dourada do Harry Potter e esta é uma das maiores até agora encontradas! Se esta estrela tivesse o tamanho do London Eye, e usando a mesma escala, o nosso Sol teria o tamanho de uma laranja!

No entanto a estrela nem sempre teve as dimensões atuais, tendo-se expandindo ao longo de 40 anos.

A alguns anos atrás, enquanto a estrela pôde alimentar-se do seu combustível, o hidrogénio (tal como o nosso Sol faz atualmente), era muito mais pequena. Mas quando se esgotou o hidrogénio, a estrela expandiu-se formando uma enorme estrela vermelha (chamada supergigante vermelha). Ao perder a sua camada exterior, tornou-se uma hipergigante amarela muito mais brilhante.

Hoje em dia, esta estrela brilha um milhão de vezes mais do que o nosso Sol e apesar da distância à Terra, esta hipergigante pode ser vista olho nu!

Facto curioso: Esta hipergigante é a décima segunda estrela com maiores dimensões a ser encontrada em todo o universo!

Esta é a versão para crianças da Nota de Imprensa do ESO eso1409.