Noticias do Universo para crianças de todo o mundo

A lenda de Terzan 5

7 de Setembro de 2016

Os cientistas nem sempre acertam à primeira. No trabalho com fósseis as coisas tornam-se particularmente mais difíceis. Alguns dos erros que os paleontólogos (cientistas que estudam os fósseis de seres vivos) cometeram parecem-nos hoje muito engraçados.

No caso do estegossauro (uma espécie de dinossauro que viveu no final do período Jurássico) os paleontólogos tinham alguma dificuldade em acreditar que um animal tão grande tinha um cérebro tão pequenino como o de um pássaro. Pensavam que deveria existir um segundo cérebro escondido no seu traseiro! (O que se veio a revelar completamente falso).

Os astrónomos também trabalham com fósseis e estes são muito mais velhos que os esqueletos de dinossauro e igualmente difíceis de estudar.

Há 40 anos descobriu-se o enxame de estrelas da imagem de hoje (Terzan 5). Conhecem-se dois tipos de enxames estelares: enxames abertos e enxames globulares. Os astrónomos decidiram que este é um enxame globular, que contém dezenas de milhares de estrelas antigas todas elas formadas na mesma época e a partir do mesmo material.

No entanto este enxame é diferente dos restantes! Como todas as estrelas dos enxames abertos e globulares se formam ao mesmo tempo, têm todas a mesma idade. Mas este enxame contém dois grupos de estrelas que são claramente diferentes, com uma diferença de idade de 7 mil milhões de anos!

Para que se formasse um segundo grupo de estrelas, Terzan 5 deveria ter nascido de uma enorme nuvem de material de formação de estrelas suficiente para criar pelo menos 100 milhões de sois!

As suas propriedades invulgares convertem Terzan 5 num fóssil vivo dos primeiros dias da Via Láctea. A maioria dos cientistas acredita que as galáxias se formam quando enormes massas de gás se fundem. Este fóssil dos primórdios da Via Láctea parece comprová-lo!

Facto curioso

Os fósseis mais antigos de seres vivos até agora encontrados têm a espetacular idade de 3500 milhões de anos! Mas não parece nada de especial quando comparados com os fosseis cósmicos, o mais antigo tem 13400 milhões de anos!

Esta é a versão para crianças da Nota de Imprensa do ESO eso1630.