A Janela da Europa para o Universo

Artist impression of the ELTO ESO tem vindo a acumular uma enorme competência no desenvolvimento, integração e operação de grandes telescópios em locais remotos. O Very Large Telescope do ESO é o telescópio óptico terrestre mais avançado do mundo e já proporcionou avanços científicos enormes.

Esta competência forma a estrutura fundamental de desenvolvimento de Telescópios de Enorme Dimensão para os astrónomos europeus. O ELT de 39 metros é um projeto de alta tecnologia, derivado de uma ciência altamente prestigiada que incorpora muitos desenvolvimentos inovadores. Este projeto oferece inúmeras possibilidades de transferência de tecnologia e spin-off, ao mesmo tempo que oportunidades de contratos tecnológicos lucrativos e é um importante exemplo para a indústria europeia.

O ELT tem um enorme apoio da comunidade científica europeia. É o único projeto de astronomia no visível, selecionado no âmbito do Fórum Europeu de Estratégias para Infraestruturas de Investigação. Este projeto encontra-se igualmente em proeminência na ASTRONET Plano Europeu de Infraestruturas para a Astronomia.

A liderança da Europa neste importante projeto de vanguarda fará sem dúvida aumentar as competências científica, tecnológica e industrial europeias.