Zoom na direção das galáxias com formação estelar intensa no Universo primordial, observadas pelo ALMA

Esta sequência vídeo começa com uma vista geral do céu, que inclui a famosa constelação de Orion. Aproximamo-nos gradualmente numa zona perfeitamente normal do céu, chamada Chandra Deep Field South, que foi já extensivamente estudada com o auxílio de muitos telescópios, tanto no solo como no espaço.

Uma equipa de astrónomos utilizou o ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array) para determinar a localização de mais de 100 galáxias com formação estelar intensa no Universo primordial.

O melhor mapa que existia até agora destas galáxias distantes e poeirentas tinha sido feito com o auxílio do telescópio Atacama Pathfinder Experiment (APEX), no entanto as observações não tinham nitidez suficiente para permitir identificar de forma clara estas galáxias em imagens obtidas a outros comprimentos de onda. O ALMA precisou de apenas dois minutos por galáxia para localizar cada uma delas numa região pequeníssima, 200 vezes menor que as enormes manchas desfocadas observadas pelo APEX, e com três vezes mais sensibilidade.

No final da sequência mostramos primeiro as detecções desfocadas das galáxias obtidas pelo APEX e seguidamente as imagens muito mais nítidas do ALMA, que permitiram localizar de forma precisa as galáxias com emissão. As observações ALMA e APEX, nos comprimentos de onda do submilímetro, encontram-se sobrepostas a uma imagem infravermelha da região, obtida pela câmara IRAC a bordo do Telescópio Espacial Spitzer (a azul).

Créditos:

ALMA (ESO/NAOJ/NRAO), APEX (MPIfR/ESO/OSO), J. Hodge et al., A. Weiss et al., NASA Spitzer Science Center, Digitized Sky Survey 2, and A. Fujii.

Sobre o vídeo

Id:eso1318a
Língua:pt
Data de divulgação:17 de Abril de 2013 às 12:00
Notícias relacionadas:eso1318
Duração:01 m 06 s
Frame rate:30 fps

Sobre o objeto

Nome:Chandra Deep Field South, Galaxies
Tipo:Early Universe : Galaxy

HD


Large

QT grandes
12,9 MB

Medium

MPEG-1 médios
27,8 MB
Flash médios
12,8 MB

Small

QT pequenos
3,0 MB

For Broadcasters