Comparação entre as imagens APEX e ALMA das galáxias com formação estelar intensa no Universo primordial

Uma equipa de astrónomos utilizou o ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array) para determinar a localização de mais de 100 galáxias com formação estelar intensa no Universo primordial.

O melhor mapa que existia até agora destas galáxias distantes e poeirentas tinha sido feito com o auxílio do telescópio Atacama Pathfinder Experiment (APEX), no entanto as observações não tinham nitidez suficiente para permitir identificar de forma clara estas galáxias em imagens obtidas a outros comprimentos de onda. O ALMA precisou de apenas dois minutos por galáxia para localizar cada uma delas numa região pequeníssima, 200 vezes menor que as enormes manchas desfocadas observadas pelo APEX, e com três vezes mais sensibilidade.
 
Este vídeo mostra de modo detalhado algumas destas galáxias. As grandes manchas vermelhas correspondem às observações APEX anteriores e as imagens muito mais nítidas são as observadas pelo ALMA. Enquanto que as imagens APEX não eram suficientemente nítidas para permitir identificar inequivocamente as galáxias com emissão, as imagens ALMA, muito mais nítidas, conseguem localizar de forma clara e precisa estas galáxias. As observações ALMA e APEX, nos comprimentos de onda do submilímetro, encontram-se sobrepostas a uma imagem infravermelha da região, obtida pela câmara IRAC a bordo do Telescópio Espacial Spitzer (a azul).

Créditos:

ALMA (ESO/NAOJ/NRAO), APEX (MPIfR/ESO/OSO), J. Hodge et al., A. Weiss et al., NASA Spitzer Science Center

Sobre o vídeo

Id:eso1318b
Língua:pt
Data de divulgação:17 de Abril de 2013 às 12:00
Notícias relacionadas:eso1318
Duração:41 s
Frame rate:30 fps

Sobre o objeto

Nome:Chandra Deep Field South, Galaxies
Tipo:Unspecified : Galaxy

HD


Large

QT grandes
3,2 MB

Medium

MPEG-1 médios
16,6 MB
Flash médios
3,9 MB

Small

QT pequenos
1,3 MB

For Broadcasters