Nota de Imprensa

O GalileoMobile começa a sua viagem pela América do Sul

Educação em astronomia em digressão pelos Andes

5 de Outubro de 2009

Começa hoje o projecto GalileoMobile, uma expedição de dois meses que levará o maravilhoso e excitante mundo da astronomia a jovens do Chile, Bolívia e Peru. Apoiados pelo ESO e seus parceiros, um grupo de astrónomos e educadores viajarão pela região montanhosa dos Andes a bordo do GalileoMobile, propondo actividades astronómicas, tais como oficinas para estudantes e festas estelares para o público em geral. Uma equipa de profissionais de filme faz igualmente parte da viagem, e irá capturar a emoção da descoberta através da ciência, cultura e viagem, num documentário produzido em diversas línguas.

O GalileoMobile é um Projecto Especial do Ano Internacional da Astronomia 2009 (AIA2009), uma celebração global que comemora a primeira utilização de um telescópio na observação do Universo, há 400 anos atrás, pelo astrónomo italiano Galileo. O projecto pretende promover a educação científica básica através da  astronomia. Com este intuito visitará várias escolas e comunidades com acesso limitado a programas de divulgação e promoção de ciência. O GalileoMobile levará a estes grupos mais desfavorecidos actividades práticas e material educacional, fornecido por parceiros internacionais. A carrinha encontra-se completamente equipada para oferecer oportunidades únicas de observação do céu a jovens estudantes e outras pessoas das localidades por onde passar, com actividades previstas como festas estelares à noite e observações solares durante o dia. A equipa utilizará diversas ferramentas, entre as quais se incluem os práticos Galileoscópios, que serão doados às escolas depois das visitas. Estimulando a curiosidade, o pensamento crítico e a sentido do maravilhoso e da descoberta pelo Universo e pelo nosso planeta, o projecto GalileoMobile pretende encorajar o interesse pela astronomia, em particular e pela ciência, em geral, e promover a troca de visões do cosmos, originárias de culturas diferentes.

Na dianteira da iniciativa está um grupo entusiasta de estudantes de doutoramento latino-americanos e europeus do Observatório Europeu do Sul, da Sociedade Max Planck, do Observatório da Universidade de Munique e do Observatório da Universidade de Estocolmo. Este programa educacional itinerante pretende chegar a cerca de 20 000 pessoas em oito semanas, de Outubro a Novembro de 2009, e cobrirá uma área de 5000 quilómetros. A viagem será feita ao longo do alto planalto, partilhado pelo Peru, Bolívia e Chile, precisamente onde se situam as regiões mais carenciadas destes países.

A escolha da América do Sul e do complexo montanhoso dos Andes para o Projecto GalileoMobile prendeu-se com diversas factores. O AIA2009 conta já com uma forte presença na região através de contactos nacionais, incluindo três projectos principais do AIA2009: Desenvolver a Astronomia Globalmente, Tomada de Consciência do Universo e Programa Galileo de Treino de Professores, os quais são todos parceiros oficiais deste projecto. A maior parte das pessoas no Peru, Bolívia e Chile falam a mesma língua, o espanhol [1] e têm uma herança astronómica histórica muito rica, que data das civilizações dos Incas pré-Colombianos e dos Tiwanaku, que viviam neste planalto. A elevada altitude da região e a boa qualidade dos céus para observação astronómica  foram também factores que tornaram esta região um candidato atractivo para a viagem inicial do GalileoMobile.

A viagem começa hoje, dia 5 de Outubro em Antofagasta, no Chile, com uma inauguração pública gratuita cerca das 19:00 na Praça Berta González, na Universidade Católica do Norte. O evento, que incluirá observações do céu nocturno, é organizado pelo ESO em colaboração com Explora II Region e com o Instituto Astronómico da Universidade. De Antofagasta o GalileoMobile segue em direcção a norte para La Paz na Bolívia e para o Peru. Na viagem de regresso a Antofagasta passará pela estrada costeira pan-americana e passará perto do Observatório do ESO, o Very Large Telescope no Cerro Paranal. A coordenadora da Educação e Divulgação do ESO, Laura Ventura, dará assistência à equipa do GalileoMobile à medida que esta for contactando com as diversas comunidades dos desertos do norte do Chile.

O GalileoMobile é uma iniciativa extraordinária e uma oportunidade única para reforçar as actividades educacionais no norte do Chile e nos países vizinhos. Promoverá uma maior consciência e um despertar para a astronomia e para a ciência, no geral”, diz Ventura. “Estamos preparados para ajudar os membros da equipa a fazerem do GalileoMobile um grande sucesso”.

Para registar esta extraordinária expedição astronómica, os membros da equipa escreverão entradas no blog do GalileoMobile e Diário Cósmico, um jornal-blog online que é igualmente uma parte importante do projecto AIA2009, e que gere um Twitter feed e uma página FaceBook. A equipa contactará jornais nacionais, websites e estações de televisão durante a viagem, e será acompanhada por uma equipa de filmagem que produzirá um documentário da expedição em várias línguas.

Philippe Kobel, o coordenador do projecto conclui: “Esperamos que, ao mostrar o maravilhoso da descoberta astronómica, e a diversidade e riqueza das tradições sul americanas, o Projecto GalileoMobile encorajará o sentimento de “unicidade debaixo do mesmo céu entre pessoas de diferentes culturas e com experiências diferentes.

O GalileoMobile é financiado pelo Observatório Europeu do Sul (ESO), cujo país de acolhimento é o Chile, e que é igualmente sede do secretariado do Ano Internacional da Astronomia 2009 (AIA2009), a Sociedade Max Planck (MPG/MPE/MPA/MPS), NORDITA, Regione Molise e a Sociedade Óptica da América.

[1] Estudantes universitários locais e oficiais de comunicação juntar-se-ão à equipa do GalileoMobile pontualmente, no intuito de facilitar o acesso a sítios remotos e promover a comunicação e tradução de conteúdos em línguas nativas não espanholas, como o Quechua e o Aymara.

O ESO, o Observatório do Sul Europeu, é a mais importante organização europeia intergovernamental para a investigação em astronomia e é o observatório astronómico mais produtivo do mundo. O ESO é  financiado por 14 países: Áustria, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Itália, Holanda, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suécia e Suíça. O ESO destaca-se por levar a cabo um programa de trabalhos ambicioso, focado na concepção, construção e funcionamento de observatórios astronómicos terrestres de ponta, que possibilitam aos astrónomos importantes descobertas científicas. O ESO também tem um papel importante na promoção e organização de cooperação na investigação astronómica. O ESO mantém em funcionamento três observatórios de ponta, no Chile: La Silla, Paranal e Chajnantor. No Paranal, o ESO opera  o Very Large Telescope, o observatório astronómico, no visível, mais avançado do mundo. O ESO é o parceiro europeu do revolucionário telescópio  ALMA, o maior projecto astronómico que existe actualmente. O ESO encontra-se a planear o European Extremely Large Telescope, E-ELT, um telescópio de 42 metros que observará na banda do visível e próximo infravermelho. O E-ELT será “o maior olho no céu do mundo”.