Anúncio

Olhando para Cima

19 de Abril de 2012

Como aperitivo do aniversário de 50 anos do ESO, em outubro de 2012, estamos lançando oito ESOcasts especiais. Cada episódio é um capítulo do filme Europa para as Estrelas – Os primeiros 50 anos de exploração do céu do Sul pelo ESO.

"Olhando para Cima" é o segundo episódio especial desta série e o ESOcast número 42. Nele, vemos como, nos últimos 50 anos, o ESO ajudou a revelar alguns dos mistérios do Universo no qual vivemos. Os astrónomos precisavam de ferramentas mais poderosas para observar o céu, e o ESO forneceu-as. Uma nova geração de telescópios terrestres revolucionários ofereceu aos astrónomos um lugar na primeira fila para estudar as maravilhas do Universo.

Da proximidade relativa dos planetas no nosso Sistema Solar a galáxias muito distantes, algumas das quais vistas como eram logo após o nascimento do Universo, quase há quatorze mil milhões de anos atrás, os telescópios do ESO e sua instrumentação avançada permitem aos astrónomos estudar o espaço mais profundamente do que antes.

Assista a este episódio e descubra mais sobre os poderosos telescópios terrestres do ESO e o seu impacto na investigação astronómica.

Mais Informação

O ESOcast é uma série de videocasts dedicados a trazer as últimas novidades e investigação do ESO – o Observatório Europeu do Sul.

Inscreva-se no nosso canal e mantenha-se atualizado com as últimas notícias do ESO. O ESOcast está disponível no iTunes em HD e SD. Também está disponível no YouTube, Vimeo . O download encontra-se disponível em diversos formatos, inclusive em HD.

• Assista e faça o download do ESOcast 42 neste link