Sobre o ESO Science Outreach Network

O Departamento de Ensino e Divulgação do ESO estabeleceu uma rede de pessoas nos países membros e diversos outros países, que servem de contatos locais das imprensas locais relativamente aos desenvolvimentos do ESO, Notas de Imprensa, etc. Ao mesmo tempo, estas pessoas promovem contatos úteis entre a imprensa e os cientistas nas suas regiões. Os membros do ESON, ou os seus representantes, são normalmente comunicadores de ciência em tempo integral, que conhecem as redes nacionais (imprensa, academia, etc.) e que interagem regularmente com elas. São pessoas preocupadas com o ponto de vista nacional, têm um interesse forte em promover o ESO e dão com regularidade ideias e sugestões de como chegar melhor aos grupos alvo nas respectivas áreas. A sua missão é, mais precisamente: "Atuar como representantes do ESO para a divulgação e para a imprensa nos países membros e potenciais países membros, com o intuito geral de divulgar a missão do ESO e demonstrar os muitos aspectos inspiradores da astronomia."

Mais informações sobre o ESON estão disponíveis (em inglês) em: https://www.eso.org/public/outreach/eson.html

Sobre as Traduções

O mini-site do ESO em língua portuguesa é comum para Portugal e para o Brasil. Foram levadas em conta as regras do novo acordo ortográfico celebrado entre todos os países de língua oficial portuguesa. No entanto, o referido acordo contempla diferenças ortográficas na linguagem escrita nos vários países, de modo a aproximar mais a escrita à pronúncia de cada país. No caso de Portugal e do Brasil, este efeito é particularmente notório em algumas consoantes mudas e acentos gráficos. Quanto às consoantes mudas omitimo-las sempre que cairam nos dois países, mas quando caem apenas num dos países damos as duas ortografias, por exemplo se(c)ção, fa(c)to. Quanto aos acentos gráficos, as diferenças são notórias no uso do acento agudo em Portugal e do acento circunflexo no Brasil. Também aqui apresentamos as duas grafias, por exemplo astró(ô)nomos, interferó(ô)metro. 

Existem ainda palavras diferentes nos dois países e que ficariam incorretas se aplicássemos apenas uma ou outra ortografia. Nestes casos apresentamos as duas, por exemplo multimédia/multimídia, planeando/planejando. 

Finalmente e relativamente a números é importante salientar que o bilião em Portugal tem o valor de 1 000 000 000 000 enquanto que no Brasil o bilhão vale 1 000 000 000 (o que corresponde ao milhar de milhão em Portugal). Nestes casos optamos por utilizar as duas notações marcando explicitamente a que país se refere o quê, por exemplo: dez mil milhões (Portugal)/dez bilhões (Brasil) de anos. 

Contato e Biografia

Dr Eugênio Reis Neto

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica — Instituto de Física - UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
Rua São Francisco Xavier 524, Bloco D - Sala 3023
Maracanã - CEP: 20550-900
Rio de Janeiro – RJ - Brasil
Tel: +55 21 98743 2571
E-mail: eson-brazil@eso.org

Eugênio possui mestrado em Astronomia e PhD em Geofísica (2009) pelo Observatório Nacional (ON) do Rio de Janeiro, tendo projetado e desenvolvido um heliômetro, um telescópio solar especial que mede com precisão pequenas variações no diâmetro da fotosfera do Sol.

Nos últimos 5 anos, Eugênio trabalhou como Coordenador de Educação em Ciências no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) do Rio de Janeiro, atuando principalmente nas seguintes áreas: palestras, seminários e workshops, com ênfase na divulgação e divulgação de Ciência; organização, coordenação e realização de eventos de divulgação científica em cidades do estado do Rio de Janeiro; programas de formação continuada para professores e para estudantes de graduação ou pós-graduação; e o desenvolvimento de materiais de ensino especialmente concebidos para estudantes mais jovens.

Eugênio é vice-coordenador nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), uma Olimpíada Científica na qual participam cerca de 750.000 estudantes do ensino fundamental e médio de todo o Brasil. Ele também é responsável pela seleção e treinamento dos estudantes para a Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA) e para a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA).