Sobre o ESO

O Observatório Europeu do Sul (ESO) permite que cientistas de todo o mundo descubram os segredos do Universo para o benefício de todos. Projetamos, construímos e operamos observatórios de classe mundial no solo. Astrônomos em todo o mundo usam nossos telescópios para resolver questões interessantes e espalhar o fascínio da astronomia: como o Universo surgiu? O que são buracos negros? Nós estamos sozinhos no universo?

Somos uma organização intergovernamental criada em 1962 com o apoio de 16 Estados-Membros (Áustria, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Holanda, Polônia, Portugal, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido), nosso país anfitrião, o Chile, e parceiros estratégicos. O ESO reúne mais de 750 funcionários de mais de 30 países e incontáveis colaboradores em todo o mundo, todos movidos pela paixão de construir os melhores telescópios, servir a comunidade e beneficiar a sociedade. Temos o privilégio de servir a mais de 22.000 usuários de mais de 130 países diferentes com excelente infraestrutura, serviços, tecnologias e dados.

Todos os nossos telescópios estão atualmente localizados no deserto chileno do Atacama, um lugar maravilhoso com condições únicas para observar o céu. ESO opera três locais de observação no Chile: La Silla, Paranal e Chajnantor. Além disso, estamos construindo "maior olho do mundo virado para o céu" - Extremely Large Telescope do ESO, localizado no Cerro Armazones, que será operado como parte do Observatório do Paranal.

Em La Silla, o primeiro observatório do ESO, operamos dois dos telescópios de 4 metros mais produtivos do mundo. Paranal é o local do Very Large Telescope (VLT) do ESO, um dos telescópios ópticos mais avançados do mundo, e seu exclusivo Interferômetro do Very Large Telescope (VLTI), bem como dois telescópios de pesquisa, VISTA e VST. No futuro, o Paranal também hospedará e operará o Cherenkov Telescope Array (CTA) South, o maior e mais sensível observatório de raios gama do mundo. Em colaboração com parceiros internacionais, o ESO opera o APEX e o ALMA no planalto de Chajnantor. O ALMA permite que os cientistas investiguem o Universo na faixa de comprimento de onda milimétrica e submilimétrica da luz.

A sede do ESO está localizada em Garching, perto de Munique, na Alemanha. Aqui, concebemos e desenvolvemos tecnologias de ponta para telescópios junto com nossos parceiros da indústria e educamos crianças e adultos em nosso centro de visitantes e planetário, o ESO Supernova. Nossos escritórios centrais em Santiago são o centro do qual apoiamos as operações organizacionais no país e colaboramos com nosso país anfitrião e parceiro, o Chile, suas autoridades, comunidade científica e sociedade.

"O ESO envolve um nível de cooperação internacional praticamente único, e tudo é feito por aqueles que o fazem melhor, independentemente do seu país ou instituição. Este espírito de excelência é um exemplo para toda a Europa."

Maria van der Hoeven, Ministra da Educação, Cultura e Ciência, Holanda