ann14088-pt-br — Anúncio

Viagem ao Centro da Via Láctea

O primeiro show de planetário para cúpula full-dome produzido pelo ESO

26 de Novembro de 2014

O ESO orgulha-se de apresentar Viagem ao Centro da Via Láctea, o primeiro show de planetário para cúpula full-dome, produzido por esta organização.

O espetáculo de sete minutos em resolução 4k começa no inóspito deserto do Atacama, no Chile, local do Very Large Telescope do ESO (VLT). Graças às extraordinárias condições atmosféricas combinadas com o poder tecnológico do VLT, pudemos obter as belas imagens usadas neste vídeo, o qual nos leva até ao centro da Via Láctea, local onde a nossa visão é praticamente bloqueada por gás e poeira.

Ao observar o centro da Galáxia durante um período de vinte anos, o VLT e os telescópios Keck conseguiram detectar o movimento de mais de 100 estrelas e identificar a posição exata de um objeto que seria invisível doutro modo: um buraco negro supermassivo, com quatro milhões de vezes a massa do Sol.

Com o auxílio do VISTA, um telescópio infravermelho situado também no Observatório do Paranal, o ESO conseguiu observar para além da poeira aproximando-se assim dos mistérios mais profundos da Via Láctea.

O Supernova, o novo Planetário e Centro de Visitantes do ESO, vai começar a ser construído dentro de alguns meses e é para esta infraestrutura que o ESO vai produzir mais shows de planetário, de duração mais longa. Todo este material produzido pelo ESO será posto à disposição de outros planetários de forma gratuita e poderá também ser baixado da internet para outros propósitos.