ann15060-pt-br — Anúncio

A Polônia ratifica adesão ao ESO

A Polônia torna-se o 15º Estado Membro do ESO

5 de Agosto de 2015

A Polônia acaba de ratificar a sua adesão ao ESO, tornando-se assim o 15º Estado Membro desta organização. O ESO dá as boas vindas calorosas à Polônia e aguarda com expectativa as contribuições dos astrônomos e indústria desta nação.

O processo de ratificação final da adesão da Polônia ao ESO ficou completo quando o instrumento de ratificação foi depositado no Ministério de Negócios Estrangeiros francês em Paris a 8 de julho de 2015. Este ato vem no seguimento da assinatura do Acordo de Adesão ao ESO pelo Presidente da Polônia, Bronisław Komorowski, e da contra-assinatura da Primeira Ministra, Ewa Kopacz.

Lena Kolarska-Bobińska, a Ministra da Ciência e Ensino Superior polonesa, assinou o Acordo de Acesso em Outubro de 2014.

A ratificação cimenta a posição da Polônia na vanguarda da comunidade astronômica mundial. Como membro do ESO, o país tem acesso aos telescópios e instrumentos do ESO, incluindo o Very Large Telescope (VLT) no Paranal e o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) no Chajnantor, assim como à oportunidade de contribuir para a construção do European Extremely Large Telescope (E-ELT) ao longo dos próximos anos.

Ao juntar-se ao ESO, a Polônia aumenta a sua história astronômica já bastante rica, que se estende no passado até à figura gigantesca de Nicolau Copérnico, matemático e astrônomo, particularmente notável pelo seu modelo do Sistema Solar com o Sol, e não a Terra, no seu centro.

A Polônia acolheu um Dia da Indústria do ESO em Varsóvia a 3 de julho de 2015 e os astrônomos poloneses continuam a dar importantes contribuições à astronomia moderna — uma tendência que a adesão da Polônia ao ESO irá acentuar ainda mais.

A Polônia ratifica adesão ao ESO e torna-se o seu 15º Estado Membro