ann15061-pt-br — Anúncio

Poderosa sonda para buracos negros chega ao Paranal

Montado e testado instrumento GRAVITY para o VLTI

11 de Agosto de 2015

Um novo instrumento chamado GRAVITY foi enviado para o Chile e montado e testado no Observatório do Paranal. O GRAVITY é um instrumento de segunda geração para o Interferómetro do VLT e permitirá fazer medições de posições e movimentos de objetos astronómicos em escalas muito menores que as que são atualmente possíveis. O GRAVITY será também uma ferramenta poderosa para o estudo das estruturas mais detalhadas em objetos ténues e pode ainda trabalhar como um espectrómetro.

No dia 21 de julho de 2015 a equipa do Paranal viu as primeiras imagens do GRAVITY usando uma fonte de luz teste e verificou que o instrumento mantém o mesmo desempenho que tinha em Garching antes do envio.

O desenvolvimento do GRAVITY foi liderado pelo Instituto Max Planck de Física Extraterrestre, em Garching, Alemanha, e envolve seis institutos europeus, para além do ESO. O instrumento pode receber luz quer dos quatro Telescópios Principais do VLT quer dos Telescópios Auxiliares. O GRAVITY trabalha na região do infravermelho próximo do espectro electromagnético.

Este novo instrumento aumentará imenso o poder do VLT do ESO e permitirá estabelecer sem sombra de dúvidas a existência do buraco negro de quatro milhões de massas solares que se encontra no centro da Via Láctea. O GRAVITY poderá investigar igualmente a região próxima do buraco negro — onde a gravidade é extraordinariamente elevada — e os astrónomos estudarão ainda a natureza dos sinais luminosos que são emitidos a partir de regiões muito próximas do buraco negro e medirão o spin e a inclinação do buraco negro propriamente dito. Poderá também ser possível testar a validade da relatividade geral de Einstein neste meio tão extremo.

O GRAVITY poderá também detectar buracos negros mais pequenos — se existirem — em enxames de estrelas e será utilizado noutras áreas da investigação, incluindo o estudo de estrelas binárias, objetos estelares jovens e descoberta de exoplanetas.

O GRAVITY leva as tecnologias da interferometria ao limite. Será capaz de medir as posições relativas de dois objetos astronómicos com uma precisão de 10 microssegundos de arco - o equivalente a ver o crescimento de um cabelo humano no período de um segundo a partir de uma distância de 100 metros. Será também capaz de criar imagens muito detalhadas de objetos mais ténues do que o que é atualmente possível com o VLTI.

O GRAVITY será instalado no VLT e testado em alvos astronómicos no final deste ano.

Markus Schoeller