ann15068-pt-br — Anúncio

Assinado acordo da câmera MICADO para o E-ELT

18 de Setembro de 2015

O ESO assinou um acordo com um consórcio de institutos europeus [1] para a concepção e construção da câmera MICADO (Multi-AO Imaging Camera for Deep Observations), um dos primeiros instrumentos para o European Extremely Large Telescope (E-ELT). A MICADO será a primeira câmera do telescópio gigante e levará o poder da ótica adaptativa ao próximo nível.

O acordo foi assinado por Reinhard Genzel, Diretor do Max-Planck-Institut für extraterrestrische Physik, em representação do consórcio, e Tim de Zeeuw, Diretor Geral do ESO, numa cerimônia que teve lugar na Sede do ESO a 18 de setembro de 2015 e que contou com a presença do Investigador Principal da MICADO, Ric Davies.

Desde o momento da primeira luz, a MICADO equipará o E-ELT com a capacidade de efetuar imagens limitadas por difração nos comprimentos de onda do infravermelho próximo. O design da MICADO nasceu do desejo de uma alta sensibilidade e resolução, precisão astrométrica e duma espectroscopia com larga cobertura em comprimento de onda.

O design da MICADO foi otimizado para a câmera ser utilizada com o sistema MAORY (Multi-conjugate Adaptive Optics RelaY), um novo módulo de ótica adaptativa que opera em conjunto com a nova estrela guia laser do E-ELT, no entanto pode também trabalhar com outros sistemas de ótica adaptativa.

A MICADO permitirá aplicar a resolução máxima do telescópio gigante em muitas áreas atuais da investigação, que incluem a obtenção de imagens da estrutura detalhada de galáxias a elevado desvio para o vermelho, o estudo de estrelas individuais em galáxias próximas e, utilizando o seu modo de coronógrafo, a descoberta e caracterização de exoplanetas. A MICADO constituirá também uma ferramenta única poderosa para explorar o meio onde as forças gravitacionais são extremamente elevadas, tal como o meio próximo do buraco negro supermassivo que se encontra no centro da nossa galáxia, a Via Láctea.

Para além do seu papel principal como câmera, a MICADO inclui ainda um espectrógrafo de fenda única, ideal para obter espectros de objetos compactos. Com este modo, o instrumento poderá ser utilizado para abordar diversas áreas da astronomia, tais com a medição de massas de buracos negros centrais de galáxias próximas a partir das velocidades das suas estrelas e a observação de galáxias a elevado desvio para o vermelho no intuito de se calcular as suas idades, composição química e histórias. O instrumento obterá igualmente espectros de supernovas produzidas pela primeira geração de estrelas massivas no Universo.

[1] O consórcio MICADO é composto por: MPE: Max-Planck-Institut für extraterrestrische Physik (Alemanha); MPIA: Max-Planck-Institut für Astronomie (Alemanha); USM: Universitäts-Sternwarte München (Alemanha); IAG: Georg-August-Universität Göttingen/Georg-August-Universität; Göttingen Stiftung Öffentlichen Rechts (Instituição Executiva: Instituto de Astrofísica) (Alemanha); NOVA: Escola de Investigação em Astronomia holandesa (Nederlandse Onderzoekschool voor de Astronomie) (Holanda); CNRS/INSU: Centre National de la Recherche Scientifique/Institut National des Sciences de l’Univers (representando os laboratórios LESIA, GEPI e IPAG) (França); A*: Uma parceria austríaca representada coletivamente pela Universidade de Viena (A parceria A* compreende a Universidade de Viena, a Universidade de Innsbruck, a Universidade Graz, a Universidade de Linz e a RICAM Linz [Academia de Ciências austríaca]. Contribuições ao MICADO vêm de Viena, Innsbruck, Graz e Linz.) (Áustria), e INAF-OAPD: Instituto Nacional de Astrofísica do Observatório de Pádua (Itália).

Ric Davies