ann15073-pt-br — Anúncio

Assinado acordo para o Instrumento METIS do E-ELT

28 de Setembro de 2015

O ESO assinou um acordo com um consórcio internacional de instituições europeias [1] para o design e construção do instrumento METIS, uma câmara e espectrógrafo infravermelho, que será instalado no European Extremely Large Telescope (E-ELT).

O acordo foi assinado por H. W. (Willen) te Beest, Vice-Presidente do Conselho de Administração, Universidade de Leiden, em prol do consórcio, e Tim de Zeeuw, Diretor Geral do ESO, numa cerimônia que se realizou em 28 de setembro de 2015 no Clube da Faculdade de Ciências da Universidade de Leiden, Holanda.

Estiveram igualmente presentes na cerimônia Bernhard Brandl, Investigador Principal do METIS, todos os co-investigadores e os gestores de projeto de todos os parceiros do consórcio.

O METIS é um dos instrumentos de fase 1 para o E-ELT. Fará imagens e espectroscopia de média resolução no intervalo de comprimentos de onda que vai dos 3 aos 19 micrômetros, e espectroscopia de campo integral de alta resolução no domínio de comprimentos de onda 3 — 5,3 micrômetros. O METIS é o único instrumento de fase 1 que operará nestes comprimentos de onda do infravermelho médio, complementando assim a câmara MICADO e o espectrógrafo HARMONI.

O instrumento METIS, em conjunção com o enorme poder coletor e resolução do E-ELT, permitirá o avanço de muitos tópicos da astronomia, incluindo o estudo de discos protoplanetários e a formação de planetas, investigações detalhadas das propriedades de exoplanetas e, mais próximo de nós, a formação e história do Sistema Solar. O METIS estudará também o crescimento de buracos negros supermassivos e a formação estelar em galáxias do Universo primordial.

O METIS, como outros instrumentos para o E-ELT, é o culminar de um extenso trabalho de desenvolvimento executado tanto pelo ESO como pela comunidade ao longo de muitos anos. É o sucessor de instrumentos anteriores do ESO no infravermelho médio, como o VISIR e o CRIRES.

Na mitologia grega, Metis era a primeira mulher de Zeus e mãe de Atena, a deusa da sabedoria.

[1] O consórcio é constituído pelas seguintes instituições: Nederlandse Onderzoekschool Voor Astronomie (NOVA), representada pela Universidade de Leiden (Holanda), Max-Planck-Gesellschaft, representado pelo Max-Planck-Institut für Astronomie (MPIA) (Alemanha), the UK Astronomy Technology Centre (UKATC) (Reino Unido), the Katholieke Universiteit Leuven (Bélgica), CEA Saclay (France), ETH Zürich (Suíça) e Universität Wien em prol do consórcio A* (Áustria).

Bernhard Brandl