ann15074-pt-br — Anúncio

Brian May, estrela de rock e astrofísico, visita o Paranal

30 de Setembro de 2015

Nos dias 28 e 29 de setembro de 2015, o Observatório do Paranal do ESO recebeu um visitante muito especial — Brian May, guitarrista, cantor, compositor e astrofísico inglês.

Embora não seja do conhecimento geral, Brian May — famoso por ser o guitarrista principal da lendária banda de rock Queen — tem uma paixão pela astrofísica. Além de ter um doutorado em astrofísica, o guitarrista é também um colaborador na equipe científica da missão New Horizons da NASA, a qual passou por Plutão em julho de 2015.

O ESO decidiu por isso convidar Brian May a visitar o Paranal, já que ele se encontrava em Santiago numa turnê à América do Sul, com o baterista do Queen Roger Taylor e o cantor americano Adam Lambert.

O Observatório do Paranal do ESO situa-se a 130 km ao sul de Antofagasta, no árido deserto chileno do Atacama. É aqui que estão instalados os quatro Telescópios Principais de 8,2 metros e os quatro Telescópios Auxiliares de 1,8 metros que compõem o Very Large Telescope. O Paranal é um dos melhores locais na face da Terra para a observação astronômica.

May visitou os telescópios no cume do Cerro Paranal e passou a noite na Residencia do Paranal, que abriga o pessoal que trabalha in situ no observatório.

O guitarrista foi recebido na sala de controle do observatório pelas equipes de observação como astrônomo visitante honorário. As atividades de segunda-feira ao final do dia incluíram obter imagens do asteroide que tem o seu nome, do planeta Plutão e dos famosos Pilares da Criação.

Brian May obteve o seu doutorado no Imperial College London. A sua tese (que demorou 30 anos para ser completada!) centrou-se nas propriedades da luz zodiacal, um cone de luz difusa dispersada pela poeira do Sistema Solar, que aparece no céu a oeste após o pôr do Sol e a leste antes do nascer do Sol. Numa noite escura e límpida, o Paranal é um dos melhores locais na Terra para se observar este fenômeno e, efetivamente, durante um breve período da noite passada, entre o pôr do Sol e o nascer da Lua, o cone zodiacal do final da tarde foi observado e fotografado pela equipe do Paranal.

Brian May, estrela de rock e astrofísico, visita o Paranal