ann15094-pt-br — Anúncio

Irlanda explora a possiblidade de se juntar ao ESO

10 de Dezembro de 2015

No dia 8 de dezembro de 2015 o Primeiro Ministro irlandês Enda Kenny demonstrou a intenção do país em negociar a adesão ao ESO, no âmbito do programa Innovation 2020, uma estratégia de cinco anos para a pesquisa, desenvolvimento, ciência e tecnologia.

O programa Innovation 2020 traça a estratégia a ser adotada para que a Irlanda se torne um líder de inovação global, com uma economia forte e sustentável e uma sociedade melhor. O documento declara a intenção da Irlanda em “explorar as opções de adesão ao CERN, a organização europeia para a física das altas energias, e ao Observatório Europeu do Sul”.

O Departamento de Emprego, Empreendimento e Inovação irlandês irá agora iniciar conversas com o ESO no sentido de explorar as possíveis opções de adesão do país a esta organização. Esta ação, apesar de não constituir um compromisso definitivo para a candidatura a membro do ESO, representa, no entanto, um importante passo nessa direção e o ESO aguarda com expectativa o início destas conversas.

Paul Callanan, University College Cork, Irlanda, explica o significado deste passo: “Ficamos muito satisfeitos por o documento de estratégia incluir a recomendação de que a Irlanda inicie negociações com vista a uma adesão ao ESO. Penso que esta decisão vem no seguimento de um reconhecimento do potencial que a adesão ao ESO terá na indústria irlandesa, especialmente no contexto do programa de um bilhão de euros do emblemático E-ELT. Esta decisão reconhece também a extensa comunidade de astrônomos existente na Irlanda e que estão prontos a retirar todo o benefício científico de uma adesão ao ESO e ao fato de ganharem acesso ao mais importante observatório situado na face da Terra.”

Links

Contatos

Paul Callanan
University College Cork
Irlanda
Email: paulc@ucc.ie

Laura Comendador
Head, Cabinet of the Director General
ESO
Garching bei München, Alemanha
Email: lcomenda@eso.org

Richard Hook
ESO Public Information Officer
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6655
Telm: +49 151 1537 3591
Email: rhook@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann15094

Imagens

Irlanda explora a possiblidade de se juntar ao ESO
Irlanda explora a possiblidade de se juntar ao ESO