ann16013-pt-br — Anúncio

Novo modelo do VLT do ESO em LEGO®

Vote para que o E-ELT e o VLT do ESO se tornem modelos LEGO®!

14 de Março de 2016

Em 2014, o astrônomo holandês Frans Snik montou um modelo do European Extremely Large Telescope do ESO (E-ELT) usando peças de LEGO®. Dando sequência ao sucesso desta iniciativa (foram construídos mais de dez modelos pelo público entusiasta em todo o mundo), Snik dedicou parte do seu tempo livre a conceber um modelo LEGO® de um dos Telescópios Principais que compõem o Very Large Telescope do ESO (VLT).

Já há quase 20 anos que o VLT vem surpreendendo os astrônomos com as suas capacidades extraordinárias. Sendo uma das maiores infraestruturas de telescópios do mundo, o VLT consiste em quatro telescópios independentes que podem ser operados em conjunto, o que o torna uma infraestrutura muito poderosa. O ESO está agora construindo o seu irmão maior, o E-ELT, que fará com que alcancemos  ainda mais longe nos céus. Não conseguiremos certamente construir as nossa próprias versões destes telescópios em tamanho real, no entanto, os modelos são um substituto muito mais prático e convincente — e são também uma excelente maneira de compreender quão complexo é o funcionamento dos modernos instrumentos astronômicos.

Snik usou as ferramentas de design ldraw e bricksmith para construir este novo modelo do VLT, como tinha já feito para o E-ELT. O VLT precisa de exatamente 3104 peças, que podem ser todas encomendadas a vários fornecedores LEGO® pela bricklink, exercitando algum cuidado e atenção. A escala do modelo é aproximadamente 1:150, a mesma que para o modelo do E-ELT, e o custo total das peças ronda os 500-550 euros, dependendo dos instrumentos incluídos. O modelo compreende o telescópio e toda a estrutura da cúpula, e todos os instrumentos usados no VLT real podem ser construídos. O modelo gira e todas as persianas e ventiladores da cúpula abrem e fecham.

O público, além de poder usar os planos de design de Snik para construir as suas próprias versões destes dois telescópios emblemáticos, pode também agora votar para que estes modelos sejam produzidos e vendidos pela LEGO® como kits completos, bastando para isso visitar a página web LEGO® Ideas. Os construtores entusiastas de LEGO® com interesse em astronomia certamente irão votar nestes modelos. Quando um modelo recebe 10 mil votos, a LEGO® considera a hipótese de o produzir como kit.

Por ora, quem quiser construir a sua própria versão de um (ou ambos!) destes enormes telescópios, pode fazer o donwload dos manuais de instruções detalhadas (tanto para o VLT como para o E-ELT) e das listas de peças LEGO® necessárias (VLT e E-ELT). Mesmo os construtores mais experientes precisarão investir algum tempo na construção de um dos maiores telescópios do mundo, já que são necessários alguns dias para encomendar todas as peças e montá-las. No entanto, o produto final fará certamente valer a pena todo o esforço despendido!

O primeiro modelo do VLT construído por Snik foi doado ao Diretor Geral do ESO, Tim de Zeeuw, para ser colocado no seu escritório ao lado do modelo anterior do E-ELT. Os modelos em LEGO®, tanto do VLT como do E-ELT, estarão em exposição no futuro Planetário e Centro de Visitantes do ESO, o Supernova, na Sede do ESO em Garching, na Alemanha, a partir de 2017.

Dr Frans Snik