ann16032-pt-br — Anúncio

Nova compilação em vídeo: Os telescópios de La Silla em 2016

Uma visita em vídeo ao Observatório de La Silla do ESO

2 de Junho de 2016

O ESO lançou uma nova compilação em vídeo que mostra os telescópios instalados no Observatório de La Silla, no Chile. A compilação foi filmada durante a recente Expedição Fulldome do ESO e está disponível em resolução Ultra HD. No alto do deserto do Atacama, o observatório abriga uma rede de telescópios de classe mundial, equipados com sofisticados instrumentos para observar o cosmos. Apesar de vários destes telescópios terem já algumas décadas, ainda são alguns dos melhores do mundo, beneficiando dos melhoramentos contínuos da tecnologia de instrumentos, muito encorajada pelo ESO. Este fato, aliado às soberbas condições de observação no local, faz com que estes telescópios façam ainda descobertas astronômicas significativas.

O vídeo apresenta-nos os telescópios por ordem de tamanho, do maior, o telescópio de 3,6 metros do ESO, ao menor, o telescópio belga TRAPPIST de 0,60 metros. Todos estes telescópios contribuíram enormemente para o nosso conhecimento do Universo, o que mostra que o tamanho não é documento na produção de bons resultados científicos. O último telescópio que mostramos é o Telescópio Submilimétrico Sueco-ESO, que foi desativado em 2003 e permanece agora olhando o deserto, tal qual um monumento ao seu trabalho na vanguarda da astronomia. O vídeo termina com uma viagem à sala de controle, onde os astrônomos operam os telescópios durante as observações noturnas, encontrando-se protegidos do frio exterior.

Na era dos telescópios muito grandes (como o VLT) — e brevemente extremamente grandes (como o E-ELT) — o Observatório de La Silla permanece um testemunho à fundação visionária do ESO e ao seu compromisso para com a pesquisa astronômica da mais alta qualidade.

Cena da compilação em vídeo de La Silla