ann17027-pt-br — Anúncio

ESO concede contrato para sensores do ELT à Teledyne e2v

22 de Maio de 2017

O ESO assinou um contrato de vários milhões de euros com a companhia internacional Teledyne e2v para conceber e fabricar um conjunto de Módulos de Sensores Ópticos Grandes a ser aplicado no Extremely Large Telescope (ELT). Com a primeira luz prevista para 2024, o ELT está na vanguarda na tecnologia de telescópios. De forma a capturar o Universo com o mais extremo detalhe, o ELT utilizará sistemas de óptica adaptativa altamente sofisticados, os quais permitirão fazer ajustes relativos a variações na atmosfera. Estes sistemas requerem sensores da mais alta qualidade.

Cada sensor, com um tamanho de 800 x 800 pixels, utilizará a conhecida tecnologia CMOS da Teledyne e2v. A sua extrema sensibilidade e resposta rápida permitirá que os sistemas de óptica adaptativa do ELT efetuem ajustes minúsculos, cerca de 700 vezes por segundo, para compensar as variações da atmosfera terrestre. Isso garantirá que as imagens astronômicas resultantes — desde exoplanetas a galáxias distantes — tenham a maior resolução possível.

O contrato é de 4 anos e comporta duas fases. Na fase inicial serão concebidos e fabricados sensores teste para demonstrar a sua eficácia. Em seguida, serão produzidos 28 sensores na fábrica da Teledyne e2v em Chelmsford, no Reino Unido, a maioria dos quais será instalada em instrumentos planejados para o ELT, sendo os restantes utilizados quando necessário.

A Teledyne e2v, líder mundial nesta área, já forneceu ao ESO sensores de imagem CCD de alta sensibilidade para o instrumento MUSE (Multi-Unit Spectroscopic Explorer) que está montado no Very Large Telescope (VLT) e os seus sensores também serão utilizados no futuro instrumento ESPRESSO (Echelle SPectrograph for Rocky Exoplanet and Stable Spectroscopic Observations).

Enrico Marchetti