ann17042-pt-br — Anúncio

ESOcast 115: OPC 100

7 de Julho de 2017

Para os astrônomos, os telescópios de vanguarda do ESO não servem apenas para colecionar belas imagens, por mais bonitas que estas possam ser. Estes instrumentos são na realidade ferramentas que coletam dados, a partir dos quais se fazem descobertas notáveis. No entanto, simplesmente não há tempo disponível suficiente para que todos possam observar tudo o que lhes apetece. Nesta perspectiva, como é então atribuído tempo de telescópio?

Este episódio do ESOcast mostra como é que os astrônomos pedem tempo para usar um telescópio do ESO e como é que o Comitê de Programas de Observação do ESO (sigla do inglês, OPC) — na sua 100ª reunião — examina e avalia estas propostas de modo a assegurar-se de que o ESO faz o melhor uso possível dos seus telescópios, contribuindo assim para o avanço do nosso conhecimento e compreensão do Universo.

Você pode assinar os ESOcasts no iTunes, receber episódios futuros no YouTube ou seguir-nos no Vimeo.

Encontram-se disponíveis mais episódios do ESOcast.

Descubra como pode ver e contribuir com legendas para o ESOcast em diversas línguas ou traduzir este vídeo no YouTube.

• Veja e faça o download do ESOcast 115