ann17077-pt-br — Anúncio

ESOcast 135: Porque os astrônomos querem utilizar o ALMA — o ALMA é uma máquina do tempo!

2 de Novembro de 2017

O que aconteceu no início do Universo? Esta é uma questão que os astrônomos ponderam há muito tempo. Embora não possamos viajar para trás no tempo, os astrônomos podem ver para o passado e observar galáxias e estrelas que se formaram quando o Universo era ainda muito jovem. Uma vez que a luz viaja a uma velocidade finita, quanto mais longe estiver determinado objeto, mais tempo levará a sua luz a chegar até nós — por isso vemos objetos distantes como eles eram no passado. Para observar alguns dos objetos celestes mais longínquos, os astrônomos usam os telescópios mais avançados do mundo, muito deles únicos — como é o caso do ALMA.

O ESOcast 135 descreve como é que o ALMA permite aos astrônomos ver o passado e aprender mais sobre como era o nosso Universo quando era jovem.

Você pode se inscrever nos ESOcasts no iTunes, receber episódios futuros no YouTube ou seguir-nos no Vimeo.

Encontram-se disponíveis mais episódios do ESOcast.

Descubra como pode ver e contribuir com legendas para o ESOcast em diversas línguas ou traduzir este vídeo no YouTube.

Cena do ESOcast 135

ESOcast 135: ​o ALMA​ é uma máquina do tempo​!