ann18017-pt-br — Anúncio

Assinado contrato para a Estação Pré-focal do ELT

21 de Março de 2018

O ESO assinou um contrato com a companhia espanhola IDOM Consulting, Engineering, Architecture SAU para a produção de um componente principal do Extremely Large Telescope (ELT) do ESO. A Estação Pré-focal irá levar a luz coletada pelo enorme sistema óptico do telescópio até aos instrumentos científicos e outros equipamentos de teste. Esta estação também abrigará partes do sistema de óptica ativa do telescópio [1].

O contrato foi assinado por Luis Rodríguez, Presidente da IDOM, e por Xavier Barcons, Diretor Geral do ESO, numa cerimônia realizada na Sede do ESO em Garching, na Alemanha, em 21 de Março de 2018. Além dos representantes da empresa e pessoal do ESO, esteve também presente no evento o Cônsul Geral de Espanha em Munique, Francisco Pascual de la Parte.

A Estação Pré-focal é uma enorme estrutura, com mais de 12 metros de altura, que ficará colocada numa das duas plataformas que se situarão ao lado da estrutura tubular gigante do ELT. Trata-se do último componente opto-mecânico antes da luz coletada pelo telescópio chegar ao foco, daí o seu nome.

A Estação Pré-focal contém três braços mecânicos móveis que podem captar a luz das estrelas. Estes braços contêm sensores que ajudam o telescópio a apontar de forma precisa para os objetos no céu. Fornecem também informação ao sistema de óptica ativa, o qual mantém a óptica do telescópio alinhada, produzindo imagens de máxima qualidade apesar dos efeitos de variação de vento e outros distúrbios no telescópio.

A Estação Pré-focal inclui ainda um grande espelho plano móvel que reflete a luz nos enormes instrumentos científicos que serão montados um de cada lado (HARMONI e METIS) e por trás da Estação Pré-focal (MAORY e MICADO). Um segundo espelho destacável está também disponível para levar a luz coletada a instrumentos científicos futuros, assim como para testar e diagnosticar o sistema.

[1] O contrato cobre formalmente o Sistema Principal da Estação Pré-focal A. Contém também uma opção para a possível futura construção de uma estação similar para a plataforma dos outros instrumentos do ELT, situada no lado oposto do tubo do telescópio. O sistema principal faz parte de um sistema maior que contém componentes adicionais, tais como sistemas de equipamentos de testes, equipamentos de metrologia e detectores.

Steffan Lewis