ann18036-pt-br — Anúncio

Conheça os vencedores do Concurso de Fotografia Noturna 2018

4 de Junho de 2018

Foi anunciada a premiação dos vencedores do Concurso de Fotografia Noturna 2018 numa ceremônia realizada no festival NightScapades, o primeiro festival internacional de astrofotografia a ser realizado em França. O ESO é um parceiro desta competição, a qual é organizada pela associação sem fins lucrativos Chasseurs de Nuits.

Os trabalhos vencedores, anunciados em 2 de Maio, foram escolhidos de entre quase 400 fotografias e timelapses astronômicos, submetidos em 4 categorias diferentes — Paisagem Noturna, Na Cidade, Timelapse e Júnior. Foram atribuídos em cada categoria um primeiro e um segundo lugar.

O primeiro prêmio na categoria de Paisagem Noturna, aberta as todas as imagens capturadas entre o pôr e o nascer do Sol, foi atribuído a Stefan Liebermann da Alemanha, que submeteu uma bela imagem da Via Láctea em arco sobre árvores mortes e a paisagem desértica da bacia de argila branca Deadvlei na Namibia. O seu prêmio foi uma máquina fotográfica Nikon D7500, uma assinatura de um ano da Astronomy Ireland e o trofeu do Concurso. O segundo lugar nesta categoria foi para Paul Zizka do Canadá, pela sua fotografia de escalada em gelo iluminado pela luz das estrelas.

Claudia Solter da Alemanha ganhou o primeiro prêmio na categoria Na Cidade, com a sua fotografia composta da Via Láctea e duma pequena igreja de província, capturada durante uma noite fria de inverno. O seu prêmio consiste numa viagem de 3 dias ao Festival Mayo Dark Sky na Irlanda. Remi Ferrieri da França obteve o segundo lugar nesta categoria com a sua imagem do crescente da Lua, Júpiter e Vênus subindo por detrás da Torre Odeon no Mónaco.

O primeiro prêmio na categoria de Timelapse foi entregue a Xiaoxiao Liu da China pelo seu timelapse da Via Láctea em torno do vulcão em erupção Mt. Yasur. Xiaoxiao enfrentou cinzas e erupções vulcânicas, assim como tremores de terra para conseguir capturar este timelapse, e o seu prêmio é uma viagem de 5 dias à Reserva Dark Sky Alqueva, em Portugal. Curtis Brandon do Paraguai recebeu o segundo prêmio nesta categoria.

O vencedor da categoria Júnior, aberta apenas a jovens de nacionalidade francesa com idades inferiores a 18 anos, foi Rémi Boucher, de 17 anos, com uma imagem cativante de exposição múltipla. Rémi recebeu uma viagem de fim de semana para si e um adulto acompanhante ao Pic du Midi e à Réserve International de ciel Etoilé, para além dum sensor estelar Polarie. O segundo lugar foi para Alice Fock Hang, de 8 anos, que pacientemente obteve uma imagem de exposição longa de rastros de estrelas.

Este ano Miguel Claro, o presidente do júri, atribuiu ainda um prêmio especial a Jeff Dai da China, pela sua imagem da chuva de meteoros gemínideos sobre a província de Heilongjiang, na China. Para capturar o esplendor total desta chuva de meteoros, Jeff teve que sobreviver a temperaturas de -28°C. O seu prêmio especial consiste na reprodução a alta resolução da sua imagem, emoldurada em alumínio.

Os vencedores receberam os seus prêmios numa cerimónia que decorreu em Lourdes, França, parte do festival NightScapades. Este festival pretende levar até ao grande público todos os aspectos da astrofotografia e do maravilhamento do céu noturno, desde paisagens noturnas e timelapses, a literatura, música, pintura e arte de rua.

Links

Contatos

Franck Séguin
Tel: +39 1 45 89 89 08
Email: franck@chasseursdenuits.eu

Oana Sandu
Community Coordinator & Communication Strategy Officer
ESO education and Public Outreach Department
Tel: +49 89 320 069 65
Email: osandu@partner.eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann18036

Imagens

Entrada do Concurso de Fotografia Noturna: Conjunção humana, Via Láctea, Lua e Vénus
Entrada do Concurso de Fotografia Noturna: Conjunção humana, Via Láctea, Lua e Vénus